InícioACRE“Acre, Amazonas e Rondônia merecem vacinação em massa” diz professor da UFAC.

“Acre, Amazonas e Rondônia merecem vacinação em massa” diz professor da UFAC.

O professor do curso de enfermagem da Universidade Federal do Acre (UFAC), Marcelo Siqueira, usou suas redes sociais nos últimos dias para falar da urgência de uma ação de vacinação prioritária nos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Em entrevista, Marcelo relata que a vacina é um agente de proteção, ou seja, de prevenção. “Não é um remédio, não é um tratamento para uma doença, mas uma barreira de proteção para que a pessoa não fique doente.”, disse.

Considerando a escassez de vacinas no Brasil, Siqueira diz que a melhor estratégia seria a de distribuir as vacinas de acordo com os indicadores epidemiológicos críticos de cada município, Estado ou região.

Para o docente, Amazonas, Acre e Rondônia estão sendo duramente afetados por uma variante do novo coronavírus que é mais infectante. Algo que levou o sistema de saúde destes Estados ao colapso. Essa situação justificaria o envio de maior número de doses de vacinas para a região Norte.

Além disso, Siqueira acrescenta que tal medida também auxiliaria as demais regiões do Brasil. “Isso ajudaria outras regiões porque limitaria o avanço da variante mais infectante do vírus para grandes cidades do Sul, Sudeste e Nordeste. Prevenindo a repetição em escala maior do “efeito Manaus”,” conclui.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+