InícioCRUZEIRO DO SULGoverno prorroga decreto e fiscalização busca garantir obediência a regras de isolamento...

Governo prorroga decreto e fiscalização busca garantir obediência a regras de isolamento social em Cruzeiro do Sul

Na última segunda-feira, 22, o governo decidiu manter, por meio do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, o Estado no Nível de Emergência (Bandeira Vermelha) em função do avanço da pandemia e da sobrecarga que o novo coronavírus causa no sistema público de saúde.

Os estudos da comissão identificaram que, com a nova avaliação, de 31 de janeiro a 13 de fevereiro, reduziu-se o isolamento social e cresceu, vertiginosamente, o número de internações, tanto em leitos de enfermaria quanto de vagas de UTI. Atualmente, as taxas de ocupações dos leitos de UTI, por exemplo, são superiores a 90% em todo a região.

Ainda, segundo o comitê, o número de óbitos também saltou, com 80% a mais registrados no Baixo Acre-Purus e 300% no Juruá e Tarauacá-Envira.

Fiscalizações visam conter o aumento no número de casos e morte por Covid-19 em Cruzeiro do Sul. Foto: Eliel Mesquita.

Diante do quadro, equipes compostas por órgãos estaduais e municipais estiveram, nesta terça-feira (23), nas ruas de Cruzeiro do Sul para garantir que a população cumpra as normas do decreto.
“Estamos trabalhando na fiscalização dos estabelecimentos para poder orientar a população da situação pandêmica e que o Estado se encontra na Bandeira Vermelha. Nós, representantes da Fazenda pública, buscamos fazer valer a Lei 851 que diz que está vedado o funcionamento de estabelecimentos comerciais. Alguns podem funcionar como supermercados, farmácias, casas lotéricas, bancos e restaurantes em sistema delivery. Também relembramos ao cruzeirense que é necessário o uso de máscara em espaço público”, relata o fiscal de tributos Kadu Melo.

O fiscal fala, também, que ainda há resistência às leis e que muitos não entendem a gravidade do momento. “Em sua grande maioria estão respeitando, mas existem aqueles que afrontam a legislação. A situação é complicada. Por isso, pedimos discernimento do povo. Além disso, existem as notificações. A gente não quer chegar a esse ponto, mas, caso seja necessário, vamos intervir”, alerta.

Em reunião para fechar detalhes do plano de fiscalização, o secretário municipal de saúde, Aguinaldo Lima, pede apoio nesse momento caótico.

Órgãos públicos se mobilizam e pedem apoio à população para vencer a guerra contra a Covid-19. Foto: Eliel Mesquita.

“Eu peço a todos que colaborem. No último fim de semana, tivemos 8 mortes por Covid na cidade, portanto, o contexto é de gravidade. Assim, reforço o pedido do uso de máscara e que só saiam de casa quando tiver plena necessidade. Que fiquem atentos e não andem em lugares com aglomerações. Só assim venceremos essa pandemia”, conclui o secretário.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Cruzeiro do Sul tem hoje 18 pacientes na UTI Covid, 15 intubados e 1 óbito registrado. As fiscalizações continuarão ao longo da semana e em horários ininterruptos.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+