Na manhã desta segunda-feira, 22, a equipe de jornalismo do Deu Noticia saiu às ruas a fim de averiguar a média de preços da gasolina em Cruzeiro do Sul. Os valores equivalem-se e chegam a base de R$ 6, 35.
Um aumento significativo e que, de fato, mexe com o apertado orçamento do cidadão cruzeirense.
“É um absurdo esse valor! Eu uso uma moto, mas para quem usa carro, fica quase impossível abastecer. É muito caro! Como precisamos, temos que dar um jeito porque afeta o nosso salário. A alimentação você precisa e o transporte também”, afirma, angustiado, o agente do Ministério da Saúde, Everaldo Alves.
Os repasses feitos pela Br Distribuidora aos fornecedores são constantes e, muitos deles, são feitos de forma significativa.
“Infelizmente esse é o quarto aumento este ano. Como a população sabe, dois deles absorvemos para não afetar os clientes. Esse último repassado pela Br Distribuidora foi simbólico: 10% na gasolina e 15% no diesel. Isso elevou os preços e não tivemos como segurá-los”, afirma o gerente do Posto Cruzeiro, Arenilson Paixão.
O administrador também relata que acredita na queda dos valores nos próximos dias. “É pouco provável, mas pode acontecer. Essa é a nossa expectativa. Já que pretendem mudar a presidência da Petrobrás, esperamos que o próximo gestor adote uma política com a qual possamos minimizar os aumentos e que isso se torne menos dolorido aos nossos clientes”, conclui.
Na política atual da Petrobrás, é quase regra estabelecer, a cada 15 dias, uma nova tabela de preços dos combustíveis, o que reflete diretamente no bolso do brasileiro que tanto necessita desses produtos.