Na manhã desta sexta-feira, 26, membros do alto escalão do Ministério da Saúde chegaram ao Juruá para averiguar as demandas necessárias da rede hospitalar da região. A equipe foi acompanhada pelo Secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene, e pela coordenadora regional de saúde do Juruá, Tarauacá e Envira (SESACRE), Catiana Rodrigues.
O assessor do MS, general Ridalto Fernandez, diz que o órgão sabe das dificuldades que a regional enfrenta por questões de logística e que tem a intenção é dar todo cuidado ao interior.
“Queremos conhecer profundamente a situação aqui no Acre. Estamos observando atentamente a situação do interior, pois, à medida que o conhecemos, encontramos dificuldades adicionais que o sistema vivencia. Nós estamos cientes de que não podemos descuidar do interior. Eu diria que o Acre hoje é um dos pontos mais importantes do território nacional em termos de atenção por parte do Ministério da Saúde”, disse o general.
Segundo o Secretário de saúde, Alysson Bestene, a visita ampliará a estrutura do sistema de saúde público, melhorando os serviços oferecidos à população.
“Vamos olhar o Hospital do Juruá, a UPA e outras unidades com o objetivo de trazer a estrutura necessária para bem atender o povo do nosso Estado”, disse.

Sobre a dificuldade de contratação de médicos para os municípios mais isolados do Juruá, o secretário informa que pediu um levantamento da demanda e que o planejamento pretende, com urgência, enviar esses profissionais para atuar na região.
A equipe também efetuou visitas em outras unidades hospitalares do Estado.