InícioACRERio Juruá registra a maior cheia da história com 14, 27 metros...

Rio Juruá registra a maior cheia da história com 14, 27 metros de elevação

A Defesa Civil divulgou, na tarde desta quinta-feira(18), que após medição do Rio Juruá, verificou que o nível do manancial registrou a maior elevação da história, chegando a exatos 14, 27 m. A maior, desde então, tinha sido observada em 2017 com a cota de 14, 24 m.

Cedida por Marcos Santos

O anúncio foi dado na quarta reunião de situação, realizada pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, que contou com as presenças do prefeito, Zequinha Lima, do vice, Henrique Afonso, dos secretários do município e de membros da Defesa Civil, do Exército Brasileiro e da Assistência Social.

Cedida por Marcos Santos

Segundo o relatório da Defesa Civil, em Cruzeiro do Sul já são 1.046 famílias desabrigadas e desalojadas, vivendo em aluguel social, nos perímetros urbano e rural; 4.184 pessoas desalojadas e desabrigadas, vivendo também em aluguel social, nas zonas urbana e rural, e estima-se que já sejam 28. 335 pessoas atingidas pela inundação do Rio Juruá.

Cedida por Marcos Santos

O prefeito Zequinha Lima afirma que diante da situação, os trabalhos seguem firmes para dar toda assistência às vítimas. “Essa é a maior cheia da história, isso nos preocupa, mas estamos preparados. Já temos a 17ª escola que se transformou em abrigos. Quase 600 pessoas já estão alojadas nessas unidades de ensino. Estamos trabalhando! Fizemos o nosso decreto de emergência e aguardamos o reconhecimento do governo Federal. Hoje, informei a todos os senadores do pedido que fiz. Agora, resta aguardar a ajuda chegar”, relata.

Segundo o gestor, toda a logística é feita para que os atingidos pelas alagações sintam-se protegidos e que os trabalhos realizados têm atingido as metas.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+