InícioACREEscola Professor Flodoardo Cabral será unidade piloto do “Novo Ensino Médio” em...

Escola Professor Flodoardo Cabral será unidade piloto do “Novo Ensino Médio” em Cruzeiro do Sul

A escola Professor Flodoardo Cabral há 52 anos é responsável pela oferta do Ensino Médio no município do Cruzeiro do Sul. E, neste ano letivo de 2021, a instituição escolar foi selecionada para dar início à implantação de um projeto piloto: o “Novo Ensino Médio”.

Foto: Átila Cândido

Em decorrência do processo de reformulação da Base Comum Curricular, foi assegurado, a todos os alunos, o direito igualitário a aprendizagem. Acrescido a oportunidade de escolher uma área do conhecimento para seu aprofundamento, preparando assim, o aluno para a vida e mercado de trabalho.

Foto: Átila Cândido

Nessa perspectiva, a escola Professor Flodoardo Cabral disponibilizará turmas que ofertarão a formação geral básica e os Itinerários formativos (Rotas Propedêuticas). Esses itinerários terão como foco o aprofundamento em áreas específicas e projeto de vida, fortalecendo a caminhada do estudante e auxiliando em sua escolha profissional futura. O Novo Ensino Médio oferecerá, também, um itinerário profissionalizante – somado à formação básica – para alunos que tenham interesse em um curso técnico.

Foto: Átila Cândido

Neste primeiro ano, em parceria com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá – CEFLORA, a escola ofertará, os seguintes cursos: Técnico Administrativo (800h), Técnico em Recursos Humanos (800h) e Formação Inicial e Continuada (FICS) que englobará os cursos de programador de Web, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Editor de Vídeo e Fotografia, que também totalizará a uma cara horária de 800h. Os alunos dos cursos técnicos farão todo o percurso de Ensino Médio no CEFLORA, por um período de três anos.

Após conclusão dos três anos de estudo, o aluno será certificado no Ensino Médio, no curso técnico e nos cursos profissionalizantes ao qual fez opção. Os cursos técnicos e as rotas propedêuticas só ocorrerão no segundo ano.

Para a coordenadora do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes – NSEE/CZS, Ruth Bernardino esse é formato que torna a escola mais atraente, dando mais autonomia para o aluno e permitindo que ele se aprofunde em áreas de conhecimento do seu interesse.

“Através deles, o estudante poderá aprofundar o seu conhecimento em uma ou duas áreas que tenha maior interesse ou na formação técnica e profissional (FTP). Ao invés das aulas tradicionais, o aprendizado acontecerá por meio de projetos, oficinas, núcleos de estudo e até mesmo situações de trabalho, aplicando a teoria à prática”, comentou.

As matrículas para as escolas estaduais iniciarão na próxima segunda-feira, 22, na modalidade on-line. Nessa etapa, os responsáveis pelos alunos concludentes do 9º ano do Ensino Fundamental II e que fazem parte do zoneamento da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, poderão vivenciar essa nova experiencia educacional.

Para maiores informações, acesse o links:

Intiner-rios-formativos

 

Matéria de Rubiluci Almeida
Fonte: Coordenador de Zoneamento Atila Cândido

+ LIDAS

Proclamação da República.

+