Após ancorar no porto da Várzea de Cruzeiro do Sul, a equipe médica e comandantes do Navio Hospital Dr. Montenegro articula, em parceria com o Estado e Município, o início das assistências que serão destinadas a ribeirinhos da região.
Em reunião realizada na terça-feira, 23, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e tripulantes da equipe que compõem as Operações de Assistência Hospitalar (ASSHOP) definiram estratégias para que os serviços cheguem às regiões destinadas.“Tivemos uma reunião hoje com o comandante do Navio Hospital e verificamos todas as necessidades de apoio. Essa parceria é de grande relevância porque o nosso município tem uma população muito carente e que necessita desses serviços. Boa parte dos ribeirinhos serão beneficiados”, relatou a coordenadora da Sesacre no Juruá, Catiana Rodrigues.
Durante a reunião, o comandante do Navio Hospital Dr. Montenegro, Fábio Laprovita, agradeceu a parceria e disse que a tripulação está empenhada em realizar essa missão.
“Eu sou grato ao apoio logístico que temos recebido desde a nossa chegada. No nosso Navio Hospital temos sala de raio x, mamógrafo, 4 cadeiras odontológicas, 1 sala de vacina e outra de estabilização de pacientes, 1 laboratório, farmácia, enfermaria e 6 consultórios médicos. Tudo bem equipado para que a equipe médica formada por pediatra, ginecologista, clínico geral e radiologista possa bem servir a população”, enfatizou Leprovita.
O secretário municipal de saúde, Agnaldo Lima, também falou sobre a parceria. “Com o ano atípico, isso nos faz mudar a forma com que serão levados os atendimentos a essas regiões. Nesse sentido, dialogamos e encontramos a melhor solução. A vinda dessa equipe para cá, com déficit de médicos na região, é um grande reforço, que suprirá parte das nossas necessidades”, disse o secretário.
A equipe médica prevê iniciar os atendimentos na próxima segunda-feira, 29, e não prestará serviços voltados à Covid-19.