InícioBRASILFiocruz prevê entregar 18,8 milhões de doses de vacina em abril

Fiocruz prevê entregar 18,8 milhões de doses de vacina em abril

Informação foi dada pela presidente da fundação ao Senado, nesta terça (23/3). Número está abaixo do previsto pelo Ministério da Saúde

Em sessão remota do Senado Federal, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, afirmou que o instituto entregará, em abril, 18,8 milhões de doses da AstraZeneca — fabricada em parceria com a Universidade de Oxford. Ainda segundo a representante, a expectativa é de que o país receba 100 milhões de doses da vacina até julho.

O cronograma da Fiocruz prevê a entrega de outras 21,5 milhões de doses em maio; 34,2 milhões, em junho; e outras 21,9 milhões de unidades em julho.

De acordo com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), os montantes apresentados pela fundação divergem do total informado pelo Ministério da Saúde.

Questionada sobre a divergência entre os dados, a presidente da Fiocruz justificou que os números não batem por dificuldades técnicas, como o atraso na importação do chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), além da necessidade do cumprimento de protocolo técnico para produção das vacinas.

“A projeção que o Ministério da Saúde apresentou é com base em dados apresentados pela Fiocruz. Havia um cálculo de entrega de 1 milhão de doses por dia, mas chegar a esse patamar esbarrou em algumas questões. Primeiro, há um processo para isso. Além disso, essa discrepância tem a ver com a chegada do IFA e cada lote de vacina fabricado fica 20 dias em teste para avaliar sua estabilidade e possibilidade de contaminação”, explicou Nísia.

Apesar da diferença entre o valor informado pela Saúde e o apresentado pela Fiocruz, a presidente da fundação assegura: “Vamos produzir mais [doses] do que está aqui [na apresentação]”. “Nossa orientação é de acelerar essa produção”.

Vacinação e colapso

O Senado Federal realiza, nesta terça, sessão deliberativa remota para discutir, com representantes de empresas farmacêuticas e institutos científicos, a questão da vacinação contra o novo coronavírus no Brasil.

O encontro também conta com a participação de empresários e representantes das indústrias produtoras de oxigênio medicinal. O país vive iminente colapso generalizado pela falta de insumos para hospitalização de pacientes graves da Covid-19.

Antes de começar a sessão, Pacheco homenageou o senador Major Olímpio (PSL-SP), vítima da Covid-19. O presidente da Casa classificou a atual sessão como a “mais aguardada e importante que já tivemos”.

Via: Metrópoles

 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+