InícioMUNDOPapa pede luta contra o crime organizado enquanto a máfia age na...

Papa pede luta contra o crime organizado enquanto a máfia age na pandemia

“Essas estruturas de pecado, estruturas mafiosas, são contra o evangelho”, disse em data na qual os italianos homenageiam os mortos pelo crime organizado

Papa Francisco, no domingo (21), exortou as pessoas a lutarem contra grupos do crime organizado como a máfia em todo o mundo, alertando que os criminosos estavam usando a pandemia da Covid-19 para enriquecer ainda mais.

Em dezembro, a coordenação policial da Interpol com sede em Paris emitiu um alerta global de que as redes do crime organizado tinham como alvo as vacinas contra a Covid-19. Em março, a polícia sul-africana apreendeu centenas de vacinas falsas e prendeu quatro suspeitos.

“As máfias estão presentes em várias partes do mundo e, aproveitando a pandemia, estão se enriquecendo com a corrupção”, disse Francisco, falando em seu discurso de domingo ao meio-dia no dia em que a Itália se lembra das vítimas do crime organizado.

A polícia italiana diz que os clãs criminosos estão usando a pandemia para comprar favores de famílias pobres que enfrentam a ruína financeira, oferecendo empréstimos e alimentos. Os agiotas que exigem taxas de juros exorbitantes estão resgatando empresas atingidas pela pandemia, disse a polícia.

“Essas estruturas de pecado, estruturas mafiosas, são contra o evangelho e confundem idolatria com fé”, acrescentou o papa.

Na Itália, muitos membros do crime organizado se consideram parte de um grupo religioso semelhante a um culto, invocando a ajuda de santos e usando estatuetas ou estátuas religiosas em ritos de iniciação.

A cidade de Oppido Mamertina, ao sul, ganhou as manchetes em 2014, quando moradores carregando uma estátua da Madona desviaram a rota de uma procissão para fazer uma pausa na casa de um chefe da máfia e inclinaram a estátua ligeiramente como se ajoelhando em sinal de respeito.

“Hoje, vamos nos lembrar de todas as vítimas e renovar nosso compromisso contra as máfias”, disse Francisco.

Nos últimos anos, a ‘Ndrangheta, sediada na Calábria, ultrapassou a Cosa Nostra da Sicília como o grupo criminoso italiano mais temido e lucrativo, ganhando a maior parte de seu dinheiro com o tráfico de drogas. Ele se espalhou pelo mundo.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+