InícioCRUZEIRO DO SULParceria entre UFAC e Prefeitura de Cruzeiro do Sul traz celeridade à...

Parceria entre UFAC e Prefeitura de Cruzeiro do Sul traz celeridade à nova etapa de vacinação contra a Covid-19

O município de Cruzeiro do Sul iniciou hoje, 2, uma nova etapa do plano de vacinação da população contra a Covid-19. A imunização ocorre em dois pontos da cidade. Na tenda Drive-thru, próximo ao segundo portal da Avenida Coronel Mâncio Lima, está sendo aplicada da primeira dose aos que são contemplados pelo cronograma. O outro ponto de vacinação fica no estacionamento do Teatro dos Náuas, onde estão sendo aplicadas a segunda dose à faixa etária que, também, foi contemplada pela nova remessa de vacinas.

Para agilizar ainda mais o plano de imunização do cruzeirense, a prefeitura conta, nesta fase, com o reforço de uma equipe de 10 profissionais da Universidade Federal do Acre.
“Esse é um momento muito esperado. Como docente da UFAC, a gente se dispõe, em parceria, com a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Coordenação de Vacinação. Muitos professores aderiram ao voluntariado. Na universidade, além de educador, sempre queremos está junto à comunidade”, disse a docente do curso de Enfermagem da UFAC, Maria Tamires dos Santos.

Parceria com UFAC agiliza ainda mais o processo de imunização do cruzeirense. Foto: Marcos Santos

Segundo a enfermeira, a sensação de satisfação é predominante quando há um envolvimento em ações humanitárias como essa. “A gente tem a sensação de estar podendo fazer alguma coisa, de que estamos aqui para melhorar, para reduzir esses dados de óbitos, epidemiológicos e de infecção. E enquanto docente e profissional de saúde, a gente sabe e tem a certeza da eficácia da vacina”, relata.

O secretário de saúde do município, Aguinaldo Lima, reforça a importância de vacinar os contemplados.
“Pedimos a população que tenham calma porque à medida que as vacinas chegam, damos seguimento ao cronograma de acordo com a faixa etária. Aos acamados, temos uma equipe itinerante que irá vaciná-los onde quer que estejam. O processo está sendo satisfatório”, afirma o secretário.

O senhor João Silva, 85 anos, diz que estava ansioso pelo momento. “Eu aguardava a vacina a todo momento porque nos sentimos mais seguro. Não doeu, senti apenas um ardor”, disse o idoso, emocionado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, aqueles que apresentarem rejeições à vacina devem procurar o órgão para que seja feito um acompanhamento adequado.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+