A prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul realiza atividades diferenciadas para as vítimas das alagações, com o objetivo de amenizar o sofrimento e angústia dessas pessoas.
Na manhã desta terça-feira, 2, a banda do Exército Brasileiro levou divertimento (músicas em todos os ritmos) para as mais de 20 famílias que residem num dos abrigos, que fica na Escola São José.
Segundo o subsecretário de cultura, esportes e lazer do município, Ney Alves, o planejado é levar a atividade para todos os abrigos que cuidam das vítimas.
“A música traz um pouco de harmonia e alegria neste momento difícil. Foi como pudemos contribuir. Bolamos com o 61º BIS uma demanda e já estamos atuando desde a semana, levando a música e um pouquinho de alegria às pessoas. A nossa intenção é contemplar todos os abrigos. Nós percebemos como as pessoas bem recebem a iniciativa e penso que temos mesmo que dar o melhor, seja música ou recreação”, disse o secretário.
Para o gestor público, Antônio Souza, as atividades deixam as pessoas mais felizes. “Já foram realizadas atividades como cultos, mutirões de higiene, cortes de cabelos gratuitos, shows de alguns artistas locais. Graças a Deus temos recebido bastante ajuda. As pessoas se mobilizam para que tudo saia da melhor forma possível”, conclui.
A residente no abrigo, Antonieta Silva, 29 anos, relata que as atividades distraem as crianças que estão ociosas com o momento. “Gostamos muito porque fugimos um pouco de tudo que está nos deixando tristes. As crianças sentem-se atraídas por música. Elas gostaram muito”, ressalta.
Mesmo com a queda no nível das águas, a prefeitura mantém famílias nos abrigos porque ainda há riscos de uma nova elevação dos mananciais.