InícioMUNDOPrêmio Educação em Direitos Humanos da OEI está com inscrições abertas

Prêmio Educação em Direitos Humanos da OEI está com inscrições abertas

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Fundação SM, que trabalha em prol da educação infantil, abriu, na última terça-feira (16/3), o prazo para inscrição na nova edição do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero.

A proposta é reconhecer instituições da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz e a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos.

Nesta edição, os destaques da premiação serão dados às entidades que enfatizam as funções das escolas e organizações na garantia ao direito à saúde na sala de aula e às que propõem maneiras de evitar os prejuízos educacionais causados pela pandemia da Covid-19.

Inscrições

As indicações podem ser apresentadas até 31 de julho, para concorrer a prêmios em duas categorias: a primeira para escolas (educação formal), e a segunda para organizações da sociedade civil (ONGs) e de educação não formal. As informações necessárias para elaborar o cadastro do projeto estão disponíveis no edital disponibilizado pelos organizadores do evento.

Na primeira fase nacional, um júri selecionará duas experiências vencedoras, uma em cada categoria, para cada país participante, e anunciará no próximo mês de outubro. As iniciativas ganhadoras na primeira fase terão o direito de competir na fase internacional, que selecionará as quatro melhores iniciativas ibero-americanas, duas em cada categoria

Iniciativas de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai também podem concorrer ao prêmio.

Premiação

Na fase internacional, cada premiado receberá 5 mil dólares para investir nas iniciativas vencedoras. A premiação será realizada em um ato especial durante o IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, cuja data será anunciada nos próximos meses.

Fonte: Metrópoles

+ LIDAS

Proclamação da República.

+