InícioACRESenado convoca Pazuello para dar explicações sobre disponibilidade de oxigênio no AC

Senado convoca Pazuello para dar explicações sobre disponibilidade de oxigênio no AC

Requerimento aprovado em comissão temporária pede convocação imediata do ministro

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi convocado pelo Senado Federal a dar explicações sobre a disponibilidade de oxigênio nas unidades públicas de saúde do Acre. O chamado foi aprovado nesta segunda-feira (15) por uma comissão temporária que acompanha as ações contra a pandemia de Covid-19. A reunião deve acontecer a qualquer momento.

Na ocasião, Pazuello também deverá falar sobre a possível crise de oxigênio em Rondônia e no Ceará. O requerimento partiu dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede), do Amapá, e Styvenson Valentim (Podemos), do Rio Grande do Norte.

“Eu queria sugerir que nas próximas horas o ministro da Saúde ou o responsável pudesse se encontrar conosco, com esta comissão, para dar imediatamente resposta das providências que estão sendo tomadas. O cuidado desse requerimento é para que nós não deixemos que em Rondônia, no Acre, no Ceará e em todo o Brasil se repita uma situação tão dramática como aquela que ocorreu em Manaus no início do ano”, disse Rodrigues.

Na semana passada, a imprensa local e nacional divulgou um informe de representantes das indústrias químicas de que o Acre só teria oxigênio para mais 13 dias. O estado vive o pior momento da pandemia desde o seu início, em março do ano passado, com hospitais colapsados e mais de 1.100 mortos.

O governo do Acre conseguiu mais 50 cilindros no sábado (15) para reforçar o estoque. O secretário de Saúde Alysson Bestene garantiu que o estado não viverá o que aconteceu no Amazonas, onde dezenas morreram por falta do insumo. O ministro da Saúde, que foi informado do problema dias antes, é investigado por omissão.

Fonte: Contil Net

+ LIDAS

Proclamação da República.

+