Ao longo da manhã e início da tarde desta quarta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul deu continuidade ao plano de imunização contra a Covid-19. Foram vacinados, com a primeira dose, idosos acima dos 60 anos e aqueles que já haviam recebido a primeira dose até o dia 31 de março.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, há, entre idosos acima dos 60, uma baixa procura pelos imunizantes.
“Nós estamos com um déficit de, aproximadamente, mil pessoas acima de 60 anos que ainda não receberam nenhuma dose de vacina e isso nos preocupa”, relata o gestor da pasta, Agnaldo Lima.
O secretário também anunciou uma nova fase do plano de vacinação, que começará amanhã, quinta-feira, 22.
“Amanhã será mais um dia de vacinação para as pessoas que tomaram a vacina Astrazeneca, da Fiocruz, até o dia 31 de Janeiro. Estaremos aplicando a segunda dose desse imunizante aos profissionais de saúde e aos idosos”, explicou Agnaldo Lima.
Sobre a suposta falta de insumos, o que explicaria a inexistência de casos no último fim de semana em Cruzeiro do Sul, o secretário nega a informação.
“Estamos com um baixa procura de atendimentos no posto Mão Amiga. Em virtude disso, houve uma redução de casos positivos no município. Os testes não acabaram e chegaram, na segunda-feira, à tarde, novos testes”, esclareceu.
O idoso Jorge Mesquita, morador da comunidade Taquari, que fica na Br-364, distante 150 km de Cruzeiro do Sul, disse que acordou às 3h da manhã da terça-feira, 20, para vir se vacinar.
“Já peguei a corona há quase dois meses e fiz esse sacrifício para receber a primeira dose. Prometi que só voltaria para casa após ser vacinado. Eu sempre aconselho os meus conhecidos, que tem medo da vacina, para que a tomem. Seguirei mais tranquilo para casa” relata o idoso.