InícioESPECIAISEmbraer recebe encomenda de 50 'carros voadores'

Embraer recebe encomenda de 50 ‘carros voadores’

As entregas estão previstas para começar em 2026

Embraer anunciou nesta segunda-feira(7) parceria entre a Eve Urban Air Mobility e a Helisul Aviation em mobilidade aérea urbana (UAM) no Brasil, com pedido inicial de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), com entregas previstas para começar em 2026.

O eVolt tem sido apelidado de “carro voador”, pelo fato de fazer pousos e decolagem verticais. Ele funciona como um helicóptero, mas tem hélices diferentes, o que permitem um pouso e uma decolagem mais suaves.

Nos últimos anos, a Eve, empresa independente criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de UAM no mundo, e Helisul, operadora de helicópteros, têm colaborado para criar soluções de UAM, aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo no país para o uso por eVTOLs da Eve.

Eve e Helisul planejam iniciar a parceria trabalhando numa prova de conceito (POC, em inglês), utilizando helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações do eVTOL, afirmou a fabricante de aviões em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL)
Veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) Foto: Embraer / Reprodução

Via: CNN

+ LIDAS

Proclamação da República.

+