InícioACREMega operação cumpre mais de 100 mandados contra membros de facção no...

Mega operação cumpre mais de 100 mandados contra membros de facção no interior do AC

Foram presos integrantes da organização criminosa investigada cuja área de atuação se concentrava nas cidades de Tarauacá e Feijó

A operação, desencadeada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), conta com cerca de 120 policiais federais e civis que cumprem 104 ordens judiciais, sendo 41 de busca e apreensão domiciliar e 63 de prisão preventiva. Policiais militares se posicionaram com viaturas nas entradas e saídas das cidades de Feijó a Tarauacá para evitar a fuga de criminosos.

Foram presos integrantes da organização criminosa investigada cuja área de atuação se concentrava nas cidades de Tarauacá e Feijó.

Os mandados são contra membros de facção em Feijó e Tarauacá/Foto: Divulgação PF

Os investigados exerciam relevantes funções na facção sendo considerados lideranças regionais. Os mandados foram cumpridos nos municípios acreanos de Tarauacá, Feijó e Rio Branco. A maioria dos indivíduos presos nesta quinta já respondia por delitos graves como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Agora, serão indiciados pelo crime de integrar organização criminosa, cuja pena varia de 3 a 8 anos de prisão.

Essa é a maior operação já deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no estado do Acre, que teve sua formação através de acordo de cooperação técnica firmado em 19 de fevereiro de 2020.

Essa é a terceira fase da Operação Tabuleiro. Na primeira, deflagrada em 30/07/2020, já haviam sido cumpridos 52 mandados judiciais sendo 16 mandados de busca e apreensão e 36 de prisão preventiva em face de membros da mesma Organização Criminosa, atuantes na cidade de Rio Branco-AC.

Na segunda, desencadeada em 19/05/2021, a FICCO mirou a desarticulação de uma célula da facção criminosa com atuação predominante no município de Senador Guiomard-AC, sendo cumpridos na ocasião 16 mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão.

A ação faz parte da estratégia da FICCO-AC em combater as facções através do trabalho conjunto entre as forças de segurança pública e justiça criminal (Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público-GAECO).

A operação conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Acre foi chamada de “Tabuleiro” – que na linguagem da facção investigada significa uma espécie de cadastro e identificação dos membros que integram a organização criminosa.

Via: Contil Net

+ LIDAS

Proclamação da República.

+