A Associação de Bares e Restaurantes e Promotores de Eventos do Acre lançou, nesta sexta-feira (20), o selo “Bares Vacinados” para incentivar, quem ainda não tomou a vacina contra a Covid-19, a procurar as unidades de saúde e se imunizar contra a doença.
A ação é abraçada por cerca de 30 bares da capital acreana que são associados e vão exigir, a partir do dia 10 de setembro, a apresentação do comprovante de vacinação com pelo menos a primeira dose da vacina, acompanhado de um documento de identidade.
“Hoje, Rio Branco já é exemplo de vacinação, estão vacinando adolescentes a partir de 12 anos. Então, acreditamos que não há motivo para toda população se vacinar. O selo está sendo lançado hoje e faremos uma ampla divulgação na mídia e a partir de 10 de setembro, nossos clientes só poderão ter acesso aos estabelecimentos com a foto da carteira de vacina e um documento de identificação”, disse o presidente da associação, Leôncio Castro.
Castro disse ainda que há a opção de os clientes baixarem o aplicativo do Conecte SUS e quem não quiser fazer a foto, pode baixar o App, onde vai estar sua carteira digital de vacinação.
“O objetivo desse movimento é fazer com que as pessoas procurem tomar a vacina e a gente comece a viver como antigamente. Inclusive, queremos convidar nossos colegas, que ainda não são associados, a fazer parte deste movimento e pedir aos demais segmentos a usarem isso como exemplo porque a gente só vai combater o coronavírus se vacinando”, acrescentou.
O presidente disse que em todos os bares, há equipes de segurança que ficam na portaria e serão eles os responsáveis por fazer a conferência da documentação.
“Por isso o prazo que estamos dando é de 20 dias para as pessoas procurarem as unidades de saúde e se vacinaram se proteger e proteger o seu semelhante”, concluiu.
Rio Branco registrou até essa quinta-feira (19), 38.049 casos de Covid-19 e 1.083 óbitos pela doença, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Além disso, a secretaria confirmou nesta sexta a suspeita do primeiro caso da variante Delta do coronavírus no estado.
Vacinação em Rio Branco
A capital acreana está vacinando adolescentes com idade a partir dos 12 anos. Com uma população de mais de 413,4 pessoas, Rio Branco já vacinou 294, 218 mil pessoas, sendo 212.518 de primeira dose, 77.115 com a segunda e outros 5.190 com dose única, segundo dados do portal de transparência do governo.
Ao todo o Acre já recebeu 842.183 doses de vacinas e foram aplicadas 611.727 doses na população até quinta (19), data da última atualização. Das doses, 433.937 pessoas tomaram a primeira dose, 166.690 a segunda e 11.100 a dose única. Cruzeiro do Sul 79.452 mil.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
Colaborou Ana Paula Xavier, da Rede Amazônica Acre
VIA: G1ACRE