InícioCRUZEIRO DO SULCruzeiro do Sul é referência no tratamento de resíduos sólidos

Cruzeiro do Sul é referência no tratamento de resíduos sólidos

As ações desempenhadas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na destinação de resíduos sólidos, vêm chamando a atenção positivamente e servindo de referência para outros municípios.

Na quarta-feira, 02, representantes das secretarias municipais de meio ambiente dos municípios de Tarauacá e Jordão vieram até Cruzeiro do Sul conhecer de perto as ações estão sendo implementadas desde o início da gestão, para dar uma melhor destinação aos resíduos sólidos.

As ações consistem em melhorar a regularidade da coleta de lixo, implantar gradualmente a coleta seletiva através da criação de ecopontos, onde todo lixo é selecionado para uma destinação adequada.

Para esse fim foi incentivada pela prefeitura a criação da cooperativa de catadores, que atua nos processos de reciclagem, iniciativa que tem sido referência para outros municípios.

A cooperativa recebe material reciclável – papelão, alumínio, metais, eletrodomésticos, gerando diretamente 21 novos empregos. A maior parte dos funcionários foi recrutada entre as próprias pessoas que antes trabalhavam no lixão, arriscando suas vidas e saúde. A cooperativa já recebeu em ocasiões anteriores a visita de representantes dos setores de meio ambiente dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, além de Ipixuna, Guajará, Eirunepé e Envira no Amazonas.

“A ideia do município é fazer este intercâmbio, discutindo assuntos e dificuldades, trazendo aprendizados. Estamos trocando ideias e conhecimento com os representantes da Coopsul com o intuito de levar a cooperativa para Tarauacá para cuidar dos resíduos sólidos de nosso município”, disse Degilson Silva, secretário de meio ambiente de Tarauacá.

“Viemos para conversar com a cooperativa Coopsul, o prefeito autorizou a levar a cooperativa ao Jordão, e o secretário de meio ambiente nos recebeu muito bem para este intercâmbio entre municípios. Acredito que será importante para o Jordão pois não temos destino para o lixo”, explicou Elisandra Sampaio de Lima, coordenadora de meio ambiente do Jordão.

“Estamos nos tornando referência para outros municípios do Acre mesmo de fora do estado. E temos o interesse em levar essa cooperativa para outros municípios. Cooperativa esta que foi criada nessa gestão para qual foi dado o curso de cooperativismo de se organizar administrativamente hoje funciona graças a esse apoio a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Queremos levar essa experiência para servir a outros municípios. Estamos trocando ideia com representantes da coopesul para levar para Tarauacá e Jordão e ajudar a cuidar dos resíduos sólidos”, explicou o secretário municipal de meio ambiente Ygoor Neves .

via: assessoria

+ LIDAS

Proclamação da República.

+