InícioESPECIAISDublador do Wolverine, Isaac Bardavid morre aos 90 anos

Dublador do Wolverine, Isaac Bardavid morre aos 90 anos

Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira (1), aos 90 anos. O dublador é responsável pela voz de Wolverine, do X-Men, do Tigrão do Ursinho Pooh, entre outros personagens de filmes e animações. O artista estava internado tratando um enfisema, doença degenerativa que agride os tecidos do pulmão, em um hospital de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em post feito no Instagram do ator, a família informou: “O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo intubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”.

“Isaac sempre fazia os outros sorrirem, sempre fazia piadas, sempre estava feliz. Ele já se perguntava a algum tempo “porque ele ainda estava vivo”, pois nessa pandemia ele recebeu muitas notícias de amigos dubladores morrendo, ele ficava cada vez mais triste e sem entender como pessoas jovens estavam indo tão antes dele. Questionamentos à parte, Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura tbm pode tê-lo com seus livros. O segundo livro dele está para ser finalizado agora em fevereiro. É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto. Como era o projeto favorito dele, eu nem me meti nas escolhas, mas algumas coisas ainda não estavam decididas, então irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês”, diz o texto.

Neta de Isaac, Vick Bardavid lamentou a morte em sua rede social. “Hoje, meu vozinho foi morar com Papai do céu, como eu disse para minha filha, virou uma estrelinha. Não que nesse plano ele não tenha sido. Modéstia à parte, o melhor dublador do século, Wolverine que o diga. Um ator de excelência e um patriarca de primeira”, declarou a jovem.

Bardavid também dublou a versão brasileira do Esqueleto, vilão da franquia He-Man, Odin (Anthony Hopkins) em produções da Marvel Studios, Capitão Haddock em As Aventuras de Tintim, Freddy Krueger, em A Hora do Pesadelo, entre outros. Como ator, integrou o elenco de novelas como Escrava Isaura (1975), A Padroeira (2001) e O Cravo e a Rosa (2000). Seu trabalho mais recente foi no filme e série Carcereiros (2021). Nas redes sociais, ele recebeu várias homenagens, lembrando seu trabalho como ator e dublador – muitos postaram fotos e vídeos do encontro dele com Hugh Jackman, o intérprete de Wolverine no cinema (vídeo abaixo).

Wendel Bezerra, dublador de personagens como Bob Esponja, Goku, Sanji e Cake Boss, deixou sua homenagem ao colega. “Que honra foi ter conhecido e celebrado o grande Isaac Bardavid em vida. Obrigado por tudo, mestre”.

O último post no perfil oficial de Isaac no Instagram foi no domingo (30), informando o estado de saúde dele. “O quadro respiratório de Isaac teve uma leve melhora depois que os médicos colocaram na posição prona. A saturação melhor, mas ele segue entubado e inconsciete. Posição prona é de barriga para baixo. Dessa forma o pulmão fica mais aliviado pois nenhum ´órgão está em cima dos pulmões fazendo pressão. Então, os pulmões ficam mais livres para trabalharem. O quadro geral dele ainda é bem grave, mas hoje tivemos essa boa notícia”, informou o comunicado publicado na rede social.

via: Quem

+ LIDAS

Proclamação da República.

+