InícioACREMaior programa de abastecimento do Acre perfura 11⁰ poço artesiano no Juruá

Maior programa de abastecimento do Acre perfura 11⁰ poço artesiano no Juruá

O maior programa de abastecimento de água potável realizado no Acre segue levando qualidade de vida a milhares de famílias em todo Vale do Juruá. O Água para Todos iniciou, nesta segunda-feira, 31, a perfuração do 11º poço artesiano, que beneficiará 80 famílias do bairro Nova Olinda, em Cruzeiro do Sul.

O 11º poço perfurado pelo programa Água para Todos deve atender mais 80 famílias de Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

Coordenado pelo Departamento de Água e Saneamento (Depasa), o projeto, que já recebeu quase R$ 1 milhão em investimentos, tem a meta de solucionar o desabastecimento de bairros e comunidades rurais não interligadas à rede de distribuição. Até o fim de 2022, o governo prevê a perfuração de 20 poços profundos, agraciando cerca de 120 mil famílias da região.

“Esse é mais um feito do governo, que leva água para quem não tem. Ainda falta muito o que se fazer, mas continuamos determinados a melhorar o sistema e atender as regiões prioritárias”, declarou José Braz Pedrosa, coordenador local do Depasa.

A logística do trabalho conta com um caminhão perfuratriz que, além de garantir economia do erário público, tem sido fundamental para o avanço e sucesso do programa. O governador Gladson Cameli falou da utilidade do veículo, que foi restaurado após 20 anos de abandono.

Após 20 anos de abandono, o caminhão perfuratriz foi resgatado pelo governo e vem garantindo avanço das ações do Água para Todos. Foto: Diego Silva/Secom

“Esse caminhão foi adquirido durante a gestão do meu saudoso tio e ex-governador Orleir Cameli, quando ele iniciou esse trabalho, que infelizmente foi interrompido. Com muito esforço, recuperamos o perfuratriz e estamos perfurando esses poços para beneficiar a população, que tanto precisa de água potável de boa qualidade”, enfatizou o chefe de Estado.

Ações recentes do Água para Todos

Recentemente, o bairro Miritizal I, localizado no Segundo Distrito de Cruzeiro do Sul, foi contemplando com o décimo poço perfurado pelo governo. Ali, mais de 40 famílias tiveram resolvido o problema de falta de água.

Moradores agradecem à gestão estadual pelo benefício que resolve o problema de falta de água. Foto: Diego Silva/Secom

“Um benefício enorme, porque os moradores eram abastecidos por caminhão-pipa. Somos um bairro que enfrenta diversas dificuldades, mas temos a certeza de que a parceria com o governo Cameli nos possibilita chegar à solução de parte dos problemas. Por isso, agradecemos à gestão pela atenção que tem dado às nossas reivindicações”, externou a presidente do bairro, Maiqueline Rodrigues da Silva.

Também localizado no Segundo Distrito da cidade, o bairro Miritizal II recebeu, no fim de 2021, o nono poço perfurado pelo Água para Todos. Com 150 metros de profundidade e vazão de 60 mil metros cúbicos por hora, a distribuição vem sendo feita para cerca de quatro mil moradores da comunidade.

O médico Luiz Helosmam é o ente conveniado que cedeu o terreno para perfuração do poço e implantação do reservatório elevado de água. Foto: Diego Silva/Secom

Outra ação de destaque do Água para Todos se deu no sábado, 29, na segunda maior cidade acreana. Um reservatório elevado de água foi implantado no bairro Aeroporto Velho, ampliando a distribuição do quinto poço perfurado pelo projeto. Mais seis mil moradores do local e de bairros vizinhos, como Formoso e Vila Rica, agora contam com reservatório que armazena 60 mil metros cúbicos de água. A força-tarefa contou com a parceria da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e da prefeitura municipal.

Por SECOM

+ LIDAS

Proclamação da República.

+