A Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive) de Santa Catarina informou nesta segunda-feira (9) que está monitorando um caso suspeito de um tipo de hepatite aguda de etiologia desconhecida em uma criança de 7 anos de Itajaí, no Litoral Norte. Segundo o órgão, as vigilâncias municipal e estadual estão acompanhando o caso.
Em 27 de abril, o governo catarinense emitiu uma nota aos municípios alertando sobre casos da doença, de causa desconhecida, que têm sido registrados em crianças de vários países. No Brasil, o Ministério da Saúde informou sexta-feira (6) que estava monitorando sete casos suspeitos.
No mundo, mais de 200 casos foram identificados, especialmente na Europa. Nos Estados Unidos, 109 estão sob investigação. Na quinta-feira (5), Argentina e Panamá reportaram um primeiro caso cada.
O g1 SC procurou o Ministério da Saúde nesta manhã, e aguardava retorno até as 10h50.
Devido à pouca idade, a maioria das crianças afetadas ainda não havia sido vacinada contra a covid-19. “A vacinação contra a Covid-19 não é a causa” da doença, afirmou Jay Butler, subdiretor do departamento de doenças infecciosas dos CDC, contrariando rumores que circulam na internet.
No entanto, não foi descartada como possível causa a infecção por covid-19.
POR: G1