InícioRIO BRANCOAeroporto de Rio Branco emite alerta sobre falta de água e Saneacre...

Aeroporto de Rio Branco emite alerta sobre falta de água e Saneacre diz que trabalha para garantir abastecimento

O Aeroporto de Rio Branco emitiu um alerta nesta sexta-feira (14) sobre falta de água no local e informou que com isso alguns serviços vão ser reduzidos até o restabelecimento do serviço. Uma das prioridades, neste momento, segundo a administração do terminal, é o atendimento nos horários de voos e atividades administrativas das empresas no aeroporto. (Veja a nota)

O Acre enfrenta uma seca severa e isso tem comprometido o abastecimento de água no estado. Segundo o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Ítalo Lopes, o munícipio do Bujari passa por problemas, mas vem sendo realizado um trabalho para garantir o abastecimento em todas as localidades que depende do reservatório da cidade.

“Já existe o racionamento no município [Bujari] e foram desenvolvidos sistemas alternativos de captação de água que têm abastecido tanto o município quanto o aeroporto. O aeroporto continua sendo abastecido mesmo nesse período e, em alguns momentos, esse abastecimento é reforçado por caminhões-pipas que têm uma rotina estabelecida em conjunto com o aeroporto e seguem mantendo o abastecimento de água para as necessidades elencadas no local”, explicou.

Crise chegando ao fim

 

Lopes, falou ainda que a crise de abastecimento de água deve chegar ao fim nos próximos dias por causa do aumento nas chuvas em todo o estado.

“Ainda ontem [quinta, 13] tivemos uma chuva muito importante no município do Bujari e hoje [sexta, 14] está previsto mais chuva com um maior volume. Acreditamos que nós estamos chegando ao fim deste processo de crise hídrica. Para todos que estão acompanhando o Rio Acre bateu por quatro vezes o recorde de menor cota desde o início da medição. Então, de fato, é uma situação atípica, mas que o estado, em conjunto com a prefeitura do município, inclusive, com o aeroporto, tem tomado todas as medidas para garantir o abastecimento”, complementou o presidente.

Nota do Aeroporto.

O Aeroporto de Rio Branco informa que, em razão da crise hídrica enfrentada no estado, podem ocorrer oscilações no fornecimento de água no terminal. Estamos atuando para minimizar os impactos aos passageiros e dedicando esforços para garantir que as operações não sejam afetadas e o bem-estar de toda a comunidade aeroportuária.

Algumas medidas foram tomadas, entre elas:

  • – O fornecimento de água foi programado para atender os horários de voos e atividades administrativas das empresas no aeroporto;
  • – Redução da água usada em testes obrigatórios dos caminhões de bombeiros;
  • – Suspensão da irrigação de jardins;
  • – Circulação diária de comunicados educativos sobre o consumo e o racionamento de água.

Inmet alerta para chuvas intensas no AC

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu um alerta amarelo de chuvas intensas no Acre entre esta sexta (14) que é válido até a manhã deste sábado (15) às 10h. De acordo com o aviso, há possibilidade de que ocorra chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos (40-60 km/h).

POR G1-AC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+