Mais de 2 mil agentes das forças de segurança irão atuar no segundo turno das Eleições 2022 no próximo domingo (30). Além disso, duas aeronaves serão colocadas à disposição para dar apoio logístico e para garantir a votação.
Duas unidades do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) também estão de prontidão para ajudar nas ocorrências. Conforme o esquema montado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), serão 1.325 homens da Polícia Militar (PM-AC), 110 da Polícia Civil (PC) além de militares do Corpo de Bombeiros e agentes das Polícias Rodoviária Federal e Federal.
Equipes do Serviço de Atendimento Médico (Samu) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também irão trabalhar para qualquer eventualidade.
“O plano de operação é o mesmo do primeiro turno, agora, mais tranquilo porque temos somente dois candidatos. O Exército Brasileiro, além de cuidar do Acre, também vai atuar na região de Boca do Acre, no Amazonas”, disse o coordenador de Integração Operacional da Sejusp, coronel Glayson Dantas.
Transporte
Com a votação mais cedo este ano no Acre, no período de 6h às 15h, igualando com o horário de Brasília, o sistema de transporte público da capital Rio Branco começa a operar mais cedo, às 3h30, e com gratuidade as passageiros apenas no retorno, assim ocorreu no primeiro turno.
Lei Seca
A poucos dias da votação do segundo turno, os responsáveis pelas zonas eleitorais do Acre já decidiram sobre a venda e consumo de bebidas alcoólica durante as Eleições 2022. Juízes eleitorais das oito zonas optaram por baixar uma portaria e proibir a venda de bebidas. Veja como vai funcionar a Lei Seca nas cidades acreanas.
POR G1-AC