InícioESPECIAISInscrições do Casamento Coletivo estão sendo realizadas no Fórum Barão de Rio...

Inscrições do Casamento Coletivo estão sendo realizadas no Fórum Barão de Rio Branco

O atendimento permanecerá até que as 300 vagas sejam esgotadas e os casais devem estar munidos com documentos obrigatórios

Antes de iniciar o atendimento no Fórum Barão de Rio Branco a fila para participar do casamento coletivo já se estendia pelas calçadas da Avenida Benjamin Constant. Nesta segunda-feira, dia 17, mais de 200 casais já garantiram sua vaga na cerimônia que será realizada pelo Projeto Cidadão.

No entanto, o servidor do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) Carlos Vasconcelos alertou que é preciso estar atento às exigências divulgadas pela organização: “muita gente tem comparecido aqui sem a certidão estar atualizada e não basta ser recente, precisa ser uma via expedida nos últimos seis meses”, explicou.

 

 

Roniele Menezes e Alexandre Guimarães estão juntos há três anos e contaram que ainda estão batalhando para vencer juntos financeiramente: “o casamento é uma decisão que a gente tomou e faz tempo que a gente vem querendo oficializar, mas por conta do valor não deu certo antes. Agora surgiu essa oportunidade, então viemos logo no primeiro dia”, disse o noivo.

Unidos há 25 anos, a preocupação do João Valdir e da Valdelice Silva é sobre possuir a documentação civil: “é uma segurança né?! A gente sabe que os dois não vai viver pra sempre, então é importante assinar o documento agora”, explicou o casal.

Em outro vértice está a Vitoria Caroline, que tem 17 anos de idade e veio acompanhada da mãe Madalena Vasconcelos e do noivo Vitor Wesley para fazer a inscrição. “A gente orou muito e Deus confirmou”, disse Vitória, assim com a autorização dos pais e também de Deus, agora seguem na contagem regressiva para o dia do enlace.

Mais do que um programa social, o Projeto Cidadão fortalece as famílias, exemplo disso é a Aliane Castro, que está grávida de cinco meses. Ela tem um relacionamento há oito anos com o Airton Pereira e um filho, o Artur com quatro anos de idade. Com a família crescendo, a família estava animada com o casamento: “A gente estava com outras prioridades, mas como tá vindo outro neném, chegou a hora né?!”, todos sorriem.

 

 

Além dos servidores do Tribunal de Justiça do Acre, o 3º Cartório de Registro Civil também está colaborando no atendimento aos casais.

 

Confira os documentos necessários:

Noivos solteiros: Certidão de Nascimento original (legível e sem rasura), comprovante de endereço, RG e CPF (original e cópia).

Noivos divorciados: Certidão de Casamento original com Averbação do Divórcio (legível sem rasura), cópia do processo ou sentença do divórcio (parte referente à partilha de bens), comprovante de endereço, RG e CPF (original e cópia)

Noivos menores de idade (entre 16 a 18 anos incompletos): Certidão de Nascimento original (legível e sem rasura), comprovante de endereço, presença dos pais portando RG e CPF (original e cópia). Em caso de responsáveis falecidos, apresentar Certidão de Óbito. Em caso de pais ausentes, apresentar consentimento por escrito do responsável.

*É necessário que as certidões estejam atualizadas.

 

POR TJAC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+