InícioACREMãe de menino internado em UTI do AC com meningite diz que...

Mãe de menino internado em UTI do AC com meningite diz que ele é vacinado: ‘não temos noção de onde ele se contaminou’

 

O pequeno Davi Lucca Guimarães Torres, de 9 anos, segue em estado greve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança com meningite bacteriana.

A criança deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) no último sábado (26), fez o exame, que confirmou o diagnóstico de meningite bacteriana. Agora, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado de mais um exame para tentar identificar a bactéria causadora do quadro clínico de meningite.

Ao g1, a mãe da criança, a autônoma Bruna Ketlhen Barbosa lembrou que na última sexta-feira (25) o filho começou a reclamar de dores na barriga, depois apresentou febre, dor de cabeça e, em algumas horas, passou a ter vômitos.

Com os sintomas se intensificando, ela disse que levou Davi para o Pronto-socorro da capital e lá, o médico viu que era grave a situação e logo solicitou uma vaga de UTI do Hospital da Criança, que atualmente funciona no Into-AC.

“Foi tudo muito rápido, os atendentes do PS foram muito atenciosos com a gente, o médico plantonista também. Chegamos lá por volta de 9h de sábado [26] e 10h eles já tinham conseguido um leito de UTI pra ele. O Davi já não estava mais respondendo, por isso, foi entubado imediatamente no PS mesmo. Os médicos dizem que é bem grave, segue entubado, é uma doença muito grave, são pelo menos 14 dias de tratamento, falta ainda sair o resultado do exame, mas já está tomando medicação. Nessa terça [29], um exame constatou um inchaço no cérebro dele e disseram que foi o dia mais delicado”, disse a mãe.

A autônoma contou ainda que a criança está com a carteira de vacina completa e que não faz ideal de como pode ter contraído a doença. Ela afirmou ainda que nenhum outro parente ou conhecido apresentou sintomas da doença.

“Coração fica apertado, tem momentos que a gente fraqueja, mas acredito que Deus já tem a cura dele, ele vai sair de lá. Essa é nossa confiança. Não faço ideia de como isso aconteceu, ninguém que teve contato com ele teve sintomas. O Davi estava totalmente vacinado, o quadro dele de vacinas está completo. Só falta tomar vacina de 11 anos, porque ainda está com 9 anos. A gente não tem nem noção de onde ele se contaminou”, afirmou Bruna.

Meningite

 

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela é causada por diversos agentes infecciosos (bactérias, vírus e fungos).

Em 2019, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou um caso de meningite bacteriana no estado. Um homem de 58 anos deu entrava com suspeita da doença no hospital do município de Senador Guiomard, no interior do estado. Após a suspeita, ele foi transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

A meningocócica é uma meningite bacteriana e, junto com a pneumocócica, é considerada uma das formas mais graves e preocupantes da doença.

A meningite tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos seis meses depois da doença.

A doença é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável.

Sintomas e diagnóstico

 

Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, febre e confusão mental. Nem sempre há rigidez na nuca, e o teste não pode ser feito por um leigo apenas ao baixar a cabeça – só um médico pode avaliar o quadro corretamente.

O diagnóstico “padrão ouro” ocorre pelo exame do líquor, líquido que banha o sistema nervoso. A cor do líquor já indica se a meningite é por bactéria ou vírus.

POR G1-AC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+