InícioACREMPAC conhece centro de tratamento para Transtorno do Espectro do Autismo em...

MPAC conhece centro de tratamento para Transtorno do Espectro do Autismo em Tarauacá

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do secretário-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, conheceu no último sábado, 05, o Centro de Tratamento de Integração Sensorial (Centrin) no município de Tarauacá.

Iniciado em dezembro de 2020, e mantido pela gestão da Prefeitura Municipal, o centro beneficia atualmente 45 famílias de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). São 128 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos que recebem atendimento multidisciplinar.

São ofertados serviços de fonoaudiologia, terapia ocupacional, sala de integração sensorial, psicologia infantil e adulto, assistente social, médico da família e psiquiatra aos autistas e a seus familiares.

Tarauacá é o único município do interior do Acre que tem um Centrin que permite o atendimento para as crianças com TEA e a todos os seus familiares, mantido pelo Poder Público.

O centro foi idealizado pelo médico psiquiatra Mazinho Maciel, que hoje também dirige a unidade. “Sabemos que quando na família tem uma criança neuro-divergente tem uma família completa. Eu sou pai de autista e isso começou no meu lar e eu sofri a discriminação e sei pelo o que os outros pais passaram. Não tem como tratar uma criança sem tratar a família” declarou.

O secretário-geral elogiou a iniciativa e destacou que é preciso coragem para executar projetos como o do centro de atendimento. “Isso aqui pode ocasionar um impacto muito positivo no município e também no estado, inclusive permitindo que o próprio MP possa agir no sentido de cobrar essa atuação de outras esferas”, finalizou o promotor de Justiça.

Também participaram da agenda a promotora de Justiça Luana Diniz Lírio Maciela e a prefeita do município de Tarauacá, Maria Lucinéia.

Por Agência de Notícias do MPAC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+