InícioCRUZEIRO DO SULNo Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemonúcleo do Juruá realiza programação...

No Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemonúcleo do Juruá realiza programação especial

A necessidade de sangue seguro é universal e essencial para tratamentos e intervenções urgentes, apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados, etc.) possui papel primordial nos cuidados maternos e neonatais.

Equipe Hemonúcleo e Sesacre comemoram o dia nacional do doador. Foto: Marcos Santos/Secom

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido por meio de doações regulares e voluntárias.

Com efeito, nesta sexta-feira, 25, em que comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, a equipe do Hemonúcleo do Vale do Juruá preparou um dia todo especial para os doadores.

No evento houve um café da manhã e apresentação de música com a banda do 61º BIS.

Samia Thaumaturgo gerente geral do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul fala sobre a importância deste dia: “Nossa equipe  preparou com carinho esse dia especial aos nossos doadores. Para nós é satisfatório poder estar com essas pessoas que nos ajudam a salvar vidas. Aproveito para fazer o convite aos que ainda não doaram que compareçam à unidade”, destacou a gestora.

Gerente geral do Hemonúcleo, Sâmia Thaumaturgo. Foto: Marcos Santos/Secom

Para Jarlan Alencar, sua vontade de doar foi despertada através de campanhas do Hemonúcleo em redes sociais.

Jarlan Alencar doador de sangue. Foto: Marcos Santos/Secom

“Temos vários privilégios, dentre eles saber que estamos saudáveis, hoje já possuo a carteirinha de doador e me sinto muito feliz em saber que posso salvar a vida do próximo”, explicou.

O ato periódico de Jarlan é voluntário. Ele oferece um tecido vivo, indispensável para a vida humana, que não pode ser comprado e só pode ser obtido por meio de doação: o sangue humano. Uma única bolsa doada pode ser usada em até quatro pacientes, ou seja, pode salvar a vida de quatro pessoas.

Para a coordenadora Regional de Saúde, Catiana Rodrigues: “Este dia é singular, pois a unidade necessita desses doadores, é mais um chamamento para a doação de sangue, quero agradecer aos nossos doadores e nossos parceiros que nos acompanham neste dia especial”, pontuou.

Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado pela equipe do Hemonúcleo no Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Para o médico responsável pela triagem na unidade, Francisco Albino, “nosso objetivo é preparar e habilitar as pessoas para a doação de sangue, verificando os sinais vitais e uma pequena entrevista”, disse.

Atualmente há 4 mil pessoas cadastradas para doação e 2 mil ativas. A unidade rotineiramente realiza campanhas de chamamento público. Parcerias com empresas também são uma maneira de incentivar potenciais doadores.

Na gestão do atual governo, houve muitas melhorias, dentre elas  a aquisição de um carro para serviços externos da unidade, aquisição e manutenção de equipamentos e RH otimizado, deste modo melhorando o serviço oferecido aos usuários do espaço.

O Hemonúcleo também oferece  serviços de distribuição, transporte, transfusão de sangue e hemocomponentes, atendimentos ambulatoriais a coagulopatas (hemofilias), por meio de consultas e fornecimentos de fatores de coagulação sanguínea.

Hoje, a unidade conta com 32 funcionários.

 

POR SECOM

+ LIDAS

Proclamação da República.

+