InícioSAÚDENovembro Azul: mais de mil homens foram atendidos com câncer de próstata...

Novembro Azul: mais de mil homens foram atendidos com câncer de próstata nos últimos 15 anos no AC

Novembro Azul: mais de mil homens foram atendidos com câncer de próstata nos últimos 15 anos no AC — Foto: Elias Oliveira/SEASDHM

Nos últimos 15 anos, 1.038 homens foram atendidos no Hospital do Câncer do Acre com diagnóstico de câncer de próstata, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Somente este ano, entre janeiro e outubro, foram 44 pacientes com a doença.

Para chamar atenção dos homens para o cuidado com a saúde é que existe o “Novembro Azul”. O mês é dedicado especialmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O tema da campanha este ano é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”, justamente para lembrar da importância dos cuidados em todos os meses do ano. O Núcleo de Saúde do Homem da Sesacre inicia as atividades informativas e de conscientização sobre a doença nesta sexta-feira (4). (Veja abaixo a programação)

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2021 mostram que 29% da população masculina tinha sido diagnosticada com a doença, correspondendo a uma média de 65 mil homens. O que reforça a importância das ações de prevenção e de diagnóstico precoce no combate a essa doença.

De acordo com os relatórios do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), entre 2020 e outubro deste ano, 135 homens foram atendidos com a doença. No anos anteriores, a média de atendimento desses casos era de quase 70 pacientes no estado.

O diagnóstico precoce pode garantir a cura do câncer de próstata. O Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, procurem um médico urologista para realizar exames anualmente.

“Realizar consultas de rotina, analisar seu corpo e possíveis alterações, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar consumo de drogas e de bebidas alcoólicas são algumas das medidas que podemos tomar para prevenir o câncer de próstata. O cidadão pode buscar atendimento em qualquer unidade básica de saúde que seja referenciada para a saúde do homem”, informou o coordenador estadual do Núcleo de Saúde do Homem, Antônio Sérgio Soares, ao site oficial do governo.

Programação

  • 04/11/2022 – Na Sesacre, às 8h – abertura oficial da Campanha Novembro Azul com painel expositivo e divulgação da programação com entrega de lacinho, panfletos explicativos, orientações preventivas, aferição de sinais vitais e avaliação de IMC e questionário FINDRISC para estratificação de risco de desenvolvimento de diabetes.
  • 09/11/2022 – CRM – No auditório do Conselho Regional de Medicina do Acre, das 14h às 18h – Capacitação sobre ‘Atualizações em Urgências Urológicas’
  • 10/11/2022 – Na Secretaria Municipal de Educação, às 15h – Palestra sobre Saúde do Homem
  • 14/11/2022 – Online às 9h – Palestra sobre Diabetes Mellitus
  • 18/11/2022 – No CREA às 8h – Palestra sobre Saúde do Homem
  • 16/11/2022 – No CRM-AC, das 14h às 18h – Capacitação sobre Atualizações em Urgências Urológicas

POR G1-AC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+