InícioCRUZEIRO DO SULAs escolas da rede pública estadual do Acre não fecharão as portas...

As escolas da rede pública estadual do Acre não fecharão as portas no período de férias escolares, neste início de 2023. O prato extra, que é servido na hora do almoço, continuará sendo servido aos alunos até o retorno das aulas que está previsto para o mês de março. A medida é uma iniciativa do governo do Estado. “Para todos os alunos, que precisam, possam se alimentar bem”, destacou o governador Gladson Cameli nas redes sociais, no vídeo de anúncio da ação. Alunos da rede pública estadual durante o almoço servido nas escolas. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, explica que essa é a segunda vez que a alimentação é servida aos estudantes durante o recesso escolar. A primeira foi no recesso do meio do ano letivo de 2022. “É uma política inovadora do governo”, destacou o gestor. De acordo com o alerta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que cita números da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a falta de merenda durante as férias escolares pode aumentar a fome e colocar em risco o desenvolvimento escolar das crianças brasileiras. A pesquisa da FAO apontou que 28,9% da população enfrenta a insegurança alimentar moderada ou grave no Brasil. Atualmente, a rede estadual conta com 606 unidades escolares e mais de 143 mil alunos matriculados.

O período para que os alunos que já estudam nas escolas da rede municipal de Cruzeiro do Sul possam fazer a rematrícula teve início nesta quarta-feira (25) e vai até esta sexta-feira (27). Para renovar a inscrição nas unidades de ensino o aluno não precisará levar novamente  os documentos de identificação, mas é necessário apresentar um comprovante de vacinação atualizado.

O município atende mais de 12 mil alunos que para permanecer na escola que já estudaram no ano passado, terão que fazer o procedimento no mesmo estabelecimento de ensino. Para isso, os pais ou responsáveis devem comparecer na escola levando a uma declaração que o filho está vacinando expedida pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa é uma exigência do Ministério Público para todas as escolas, não apenas as municipais, mas também as estaduais devem solicitar o comprovante de vacinação do aluno. Então, tanto os alunos que já estão nas escolas quanto os novos alunos devem apresentar esse declaração”, orientou o secretário de educação, Amarisio Saraiva.

O ano letivo de 2022 se encerrou nesta semana e, além de rematrícular os alunos antigos, as unidades de ensino já estão matriculando os novos estudantes. Amarisio explicou que para o primeiro  ingresso nas unidades de se faz necessário levar todos os documentos de identificação mais o comprovante de vacinação.

“Os alunos novos, esses sim: precisam levar todos os documentos que as escolas exigem. Porém, a carteira de vacinação também é um item obrigatório para que possa se matricular, porque é uma determinação por lei”, alertou Amarisio.

A matrícula nas escolas públicas municipais de Cruzeiro do Sul podem ser realizadas ao longo de todo ano.

A Secretaria Municipal de Educação ainda não tem uma data definida para o início das aulas deste ano. A previsão é para o final do mês de março.

Por Assessoria

+ LIDAS

Proclamação da República.

+