InícioSAÚDEMáquina de secar esmalte pode danificar células da mão, sugere estudo

Máquina de secar esmalte pode danificar células da mão, sugere estudo

Secar o esmalte com a ajuda de uma máquina de luz de LED após fazer as unhas pode causar danos ao DNA das células humanas, segundo mostra estudo publicado na terça-feira (17/1), na revista científica Nature Communications.

Essas máquinas se popularizaram nos salões de beleza por garantir unhas secas, sem risco de borrão, em apenas dez minutos. Elas usam lâmpadas de luz ultravioleta (UV) com intensidade muito mais baixa e espectro UV diferente do que as usadas em câmaras de bronzeamento artificial.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Pittsburgh, ambas dos Estados Unidos, afirmam que os raios emitidos pelo equipamento penetram facilmente na pele e podem causar danos à saúde.

Testes em laboratório

Para testar os efeitos da luz, os pesquisadores colocaram células humanas e de camundongos em placas de vidro dentro de uma máquinas secadora de esmalte por duas sessões de 20 minutos, separadas por uma hora de intervalo. Cerca de 20% a 30% das células morreram ao final do experimento.

Em outro teste, eles expuseram células humanas e de camundongos à luz durante 20 minutos por três dias consecutivos. O resultado foi a morte de 70% das células. Na prática, as pessoas costumam passar cerca de dez minutos com os dedos dentro do equipamento a cada ida à manicure.

“Quando vi o efeito da radiação emitida pelo dispositivo de secagem de esmalte em gel na morte celular e que ele realmente transforma as células mesmo após apenas uma sessão de 20 minutos, fiquei surpresa”, disse a principal autora do estudo, Maria Zhivagui, em um comunicado.

O estudo não comprovou a relação da incidência da luz com o aumento do risco de câncer de pele, mas mostrou que as células que permaneceram vivas após o período total de exposição ficaram com sinais de danos no DNA e mutações ligadas à doença.

Os pesquisadores querem fazer novos estudos, de longo prazo, para entender se a frequência com que as pessoas vão ao salão de beleza podem aumentar este risco. Por precaução, eles sugerem que as pessoas apliquem protetor solar nas mãos antes de ir à manicure ou usem luvas com buracos nas pontas dos dedos.

Por Metrópoles

+ LIDAS

Proclamação da República.

+