InícioESPECIAISTikTok teria botão secreto para “bombar” vídeos na plataforma, diz revista

TikTok teria botão secreto para “bombar” vídeos na plataforma, diz revista

Logotipo do TikTok

Já pensou se existisse um botão que, só ao apertá-lo, “boom”, você viraliza na internet? Essa realidade pode sim, existir.

O aplicativo chinês TikTok, que atualmente disputa com outros gigantes da tecnologia usuários na internet, possui uma espécie de “botão secreto” que faz os vídeos atingirem um alto engajamento e grandes números de visualizações, segundo documentos e fontes do TikTok e da ByteDance, empresa proprietária da plataforma. As informações são da revista americana Forbes.

Por anos, o TikTok descreveu sua atrativa “For You Page” como um espaço onde o usuário receberia conteúdos em seu feed de uma forma “personalizada”, por meio de um algoritmo que seleciona e direciona os vídeos de acordo com a própria experiência da pessoa no aplicativo.

Porém, a existência do “botão secreto” põe em cheque essa política.

De acordo com seis atuais e ex-funcionários e com os documentos analisados pela Forbes, além do algoritmo que “decide” o que será viral, a equipe do TikTok consegue – secretamente – selecionar vídeos específicos e potencializar a sua distribuição, usando uma prática conhecida internamente como “heating” (aquecer, em tradução literal).

Um dos documentos aponta que os vídeos podem ser “aquecidos” na “For You” para atingir um certo número de visualizações. Além disso, o arquivo revela que a prática já é responsável por cerca de 1 a 2% das exibições diárias na plataforma, o que pode ter um impacto significativo nas métricas e resultados.

Até agora, o TikTok nunca revelou se realmente utiliza o “heating” nos vídeos, mas essa prática é comum no mundo das redes sociais, principalmente quando elas fazem parcerias com órgãos de saúde e eleitorais – seja para distribuir informações precisas sobre a Covid-19 ou ajudar os usuários a escolher o local de votação.

No entanto, segundo a apuração da revista americana, o TikTok tem usado o “heating” para se aproximar de influenciadores e marcas, atraindo-os para parcerias ao aumentar a contagem de visualizações de seus vídeos.

“Promovemos alguns vídeos para a diversificar a experiência de conteúdo e apresentar celebridades e criadores emergentes à comunidade TikTok. Apenas poucas pessoas, baseadas nos Estados Unidos, podem aprovar a promoção de conteúdo, e isso representa aproximadamente 0,002% dos vídeos na ‘For You’”, respondeu Jamie Favazza, porta-voz da plataforma.

POR CNN BRASIL

+ LIDAS

Proclamação da República.

+