InícioBRASILPOR QUE o velocímetro de todos os carros mostram velocidade diferente da...

POR QUE o velocímetro de todos os carros mostram velocidade diferente da real

A Verdadeira Velocidade do seu Carro: Entenda a Diferença entre o Velocímetro e a Velocidade Real

Por que o velocímetro de todos os carros mostram velocidade diferente da real. Entenda a diferença entre a velocidade que marca o velocímetro do seu carro e a Velocidade Real.

A diferença entre a velocidade indicada no velocímetro do carro e a real é um fator importante a ser considerado pelos motoristas, principalmente quando se trata de segurança no trânsito e na fiscalização de trânsito.

Essa discrepância entre a velocidade real e a indicada no painel do carro tem sido uma prática adotada pelas montadoras, com o objetivo de induzir os motoristas a dirigir abaixo do limite da via e, consequentemente, reduzir o risco de multas e acidentes.

Entenda a diferença real no Brasil

De acordo com a União Europeia, os veículos comercializados na região não podem registrar erro maior que 10% acrescidos de mais 4 km/h. Ou seja, se um carro estiver em velocidade real de 90 km/h, o velocímetro não pode marcar mais de 103 km/h.

No Brasil, a legislação utiliza essa diferença como referência de cálculo para a autuação por excesso de velocidade, a fim de evitar que condutores sejam punidos injustamente e, por ventura, entrem em disputas judiciais. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um motorista só comete infração se dirigir o veículo a pelo menos 7 km/h acima do limite da via.

Outro fatores podem descalibrar margem de segurança do velocímetro

Porém, é importante destacar que alguns fatores podem alterar a margem de tolerância. Pneus descalibrados, muito desgastados ou substituídos por um conjunto de medidas diferentes podem influenciar na marcação da velocidade. Ao colocar rodas e pneus maiores o carro vai rodar a uma velocidade maior que a mostrada no painel.

É importante que os motoristas tenham consciência dessa diferença e levem em conta a velocidade real do veículo ao dirigir, especialmente em estradas e rodovias onde a velocidade é mais elevada. Além disso, a manutenção e a calibragem dos pneus são fundamentais para garantir a segurança e a precisão da velocidade indicada no painel.

Erro do velocímetro pode passar uma falsa impressão de melhor desempenho

Por fim, vale lembrar que o erro do velocímetro pode passar uma falsa impressão de melhor desempenho e menor consumo, uma vez que a medição deste último é baseada na quilometragem percorrida, e é apresentado um número que não representa a realidade. Por isso, é fundamental que os motoristas estejam atentos a essa diferença e adotem uma direção mais consciente e segura.

Por: Informe Brasil

 

 

 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+