Com a subida do Rio Acre e o acúmulo de balseiros, a Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, foi interditada por volta das 22h dessa segunda-feira (27), em Rio Branco por medida de segurança.
Conforme a Defesa Civil Municipal, a interdição é temporária, até que o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) retire os balseiros acumulados no local.
“Temos uma grande quantidade de balseiros acumulados na ponte e a intenção também é dar mais mobilidade para os trabalhadores do Derac para colocar, inclusive, máquinas pesadas em cima para que a gente possa tirar rapidamente os balseiros. Temos um espaço embaixo da ponte até a água encostar nela de cerca de 80 centímetros. Vamos repetir a operação que nós fizemos em 2015, que é colocar diversos caminhões de brita para que a força dessa água empurre os balseiros e leve a ponte embora. Nesse momento a força é maior ainda nas pilastras”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
O acúmulo de entulho e lixo nos pilares da ponte impede o fluxo das águas. Isso também compromete a estrutura da ponte. Por isso, três equipes do Deracre fazem essa retirada do entulho.
Por: G1 Acre