InícioRIO BRANCOCom estradas alagadas, estado garante suporte aéreo ao SAMU no transporte de...

Com estradas alagadas, estado garante suporte aéreo ao SAMU no transporte de pacientes

Com trechos isolados na estrada, por conta do transbordamento de rios e igarapés, as aeronaves do Estado acabam sendo uma alternativa essencial para transporte e resgate de pacientes. Nesta sexta-feira, 24, a exemplo, uma mulher de 54 anos, com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) grave, teve que ser deslocada para Rio Branco, com o apoio do helicóptero Harpia 03.

“Nós fomos acionados para atender uma ocorrência envolvendo uma criança de 4 anos em Sena Madureira, mas ao chegar lá, conseguimos estabilizá-la e fomos acionados para outra situação emergente. O voo durou aproximadamente 30 minutos e entregamos a paciente estável no Pronto Socorro”, disse Célio Albuquerque do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Com histórico de cardiopatia, hipertensão e diabetes, a mulher chegou nas mãos da médica socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Deiviane Medeiros, com sinais de convulsão e AVC hemorrágico.

“Mediante a altitude, instabilidade hemodinâmica e o quadro grave em que se encontrava, foi necessário fazer uma intubação orotraquial. O procedimento foi realizado com sucesso ainda no Hospital João Cancio Fernandes e a paciente entregue na emergência clínica do Pronto Socorro totalmente fora de perigo”, enfatizou Deiviane.

Por: Assessoria de comunicação do governo do Acre

 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+