InícioACREHomem finge ser policial, aborda pedestre no AC e vídeo viraliza no...

Homem finge ser policial, aborda pedestre no AC e vídeo viraliza no TikTok: ‘usurpação da função pública’, diz PM

Um vídeo gravado pelo internauta Miller Arthur em janeiro deste ano viralizou no TikTok esta semana e chamou a atenção da polícia. Nas imagens, o rapaz finge ser um policial, aborda um pedestre em Rio Branco, revista o homem e depois sair rindo com os amigos da situação.

O rapaz aparece no banco de passageiros de um carro. A voz de um segundo homem, que não aparece nas imagens, diz: “Mão na cabeça! Fala mão na cabeça, mão na cabeça. Vou frear”, enquanto o carro é parado.

Arthur abre a porta do veículo mandado o pedestre colocar a mão na cabeça e encostar. As imagens seguem com Arthur descendo do carro, e o pedestre com as mãos encostadas no muro. Enquanto isso, Arthur revista o rapaz.

Arthur chega a xingar o pedestre com um palavrão e chutar. Dentro do carro, os amigos do internauta gravam tudo e riem bastante. “Beleza, tá tranquilo”, fala ao voltar para o carro com a mão na cintura fingindo carregar alguma arma.

Ao voltar para o carro, Miller Arthur ri da situação com os amigos. Antes de ser excluído do perfil dele, o vídeo tinha quase 30 mil visualizações, mas também foi postado em uma página de humor do Maranhão. A legenda do vídeo diz ‘fui polícia por alguns minutos’.

PM reage

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Militar do Acre (PM-AC) enviou uma nota orientando a população sobre as abordagens policiais.

“Sobre o episódio, informamos que a nossas abordagens são realizadas por policiais caracterizados e veículos oficiais, não havendo a possibilidade de confundir tal pessoa, sem uniforme e com veículo sem caracterização, com algum componente da Polícia Militar em serviço. Acreditamos que o fato já esteja em investigação pela Polícia Judiciária e orientamos aos usuários de redes sociais a não produzirem este tipo de conteúdo, uma vez que colocam a própria vida em risco, e ainda podem incorrer em prática criminosa”, diz parte da nota.

Em contato com a reportagem, Miller Arthur disse que o vídeo é antigo e que não quer falar sobre o assunto. Ela alegou também que já apagou a postagem.

Veja nota da PM na íntegra:

 

A Polícia Militar do Acre (PMAC) tomou conhecimento na manhã desta quarta-feira, 22, de um vídeo publicado no dia 29 de janeiro de 2023, na rede social TikTok, que já contabiliza 20 mil visualizações, no qual um cidadão afirma ter realizado o sonho de ser policial por um dia e, sem uniformes, ou qualquer identificação que o pudesse ligar a uma instituição policial, aborda um transeunte em uma rua da cidade de Rio Branco, expressa voz de comando, e realiza busca pessoal.

Sobre o episódio, informamos que a nossas abordagens são realizadas por policiais caracterizados e veículos oficiais, não havendo a possibilidade de confundir tal pessoa, sem uniforme e com veículo sem caracterização, com algum componente da Polícia Militar em serviço.

Acreditamos que o fato já esteja em investigação pela Polícia Judiciária e orientamos aos usuários de redes sociais a não produzirem este tipo de conteúdo, uma vez que colocam a própria vida em risco, e ainda podem incorrer em prática criminosa.

A legislação vigente veda a qualquer cidadão se passar por agente da lei, definindo tal atitude como usurpação de função pública, uma violação que pode ser punida com até dois anos de detenção e multa.

Por: G1 Acre

+ LIDAS

Proclamação da República.

+