InícioACREMPAC realiza roda de conversa sobre violência de gênero

MPAC realiza roda de conversa sobre violência de gênero

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu nesta quinta-feira, 9, uma roda de conversa para discutir violência de gênero. O evento foi destinado a servidores da Organização do Centro de Atendimentos de Rio Branco (OCA), sendo parte da programação do órgão em alusão ao mês das mulheres.

Na ocasião, a equipe técnica do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MPAC apresentou a atuação do órgão auxiliar, que acolhe, prioritariamente, vítimas de violência de gênero. As representantes do MP acreano dialogaram sobre os tipos de violência mais comuns contra mulheres, bem como as medidas legais que podem ser tomadas em caso de violação de direitos.

A roda de conversa contou ainda com uma palestra ministrada pela servidora Rubby Rodrigues, que falou sobre direitos das mulheres transexuais e travestis e os conceitos fundamentais para compreender a identidade de gênero.

“É muito importante estarmos aqui, pois precisamos nos unir e buscar aprender cada dia mais, refletindo sobre até que ponto deixamos o machismo ser introduzido em nossas vidas. Quando falamos em direitos nos referimos também sobre as oportunidades que precisam ser dadas para podermos ocupar lugares de destaque”, afirmou.

A diretora da OCA, Francisca Brito, agradeceu a equipe do CAV pelas informações compartilhadas e explicou que a ideia do encontro foi promover um espaço educativo para que servidores públicos possam reconhecer e combater os diversos tipos de violência contra as mulheres. “O Dia da Mulher é muito simbólico, pois é uma data para celebrar as nossas conquistas, mas que também é um dia de refletir sobre tudo que ainda temos que buscar com relação aos nossos direitos”, disse.

Por: Assessoria do Ministério Público Acre

+ LIDAS

Proclamação da República.

+