InícioACRESaúde realiza mutirão de consultas pré-operatórias na Regional do Alto Acre

Saúde realiza mutirão de consultas pré-operatórias na Regional do Alto Acre

Dando seguimento aos trabalhos do Opera Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou nesta sexta-feira e sábado, 10 e 11, um mutirão de consultas pré-operatórias para cirurgia-geral, com pacientes dos municípios de Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Pacientes aguardando o início dos atendimentos em Xapurí. Foto: Odair Leal/Sesacre

Foram atendidas 112 pessoas que aguardavam na fila de espera para a realização das consultas. Além do atendimento ambulatorial, foram realizados os exames de eletrocardiograma, raio-x, hemograma completo, e a avaliação do risco cirúrgico pelo cardiologista.

Foram contemplados pacientes dos municípios de Xapurí, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Dessa vez, a ação foi descentralizada da Regional. Os pacientes não precisaram se deslocar para o hospital referência do Alto Acre, pois foram atendidos em seus respectivos municípios. Isso traz mais comodidade e qualidade no atendimento”, declarou o coordenador da Regional de Saúde do Alto Acre, Pablo Araújo.

Na ação foram realizados os exames que compõem a avaliação para o risco cirúrgico, como o eletrocardiograma, por exemplo. Foto: Odair Leal/Sesacre

De acordo com o cirurgião-geral, Yotaro Camargo Suzuki, aproximadamente 98% dos usuários atendidos na ação foram classificados dentro da especialidade, com necessidade de operar.

De acordo com o cirurgião, Yotaro Camargo Suzuki, o mutirão traz um benefício grande para a população, pois foram atendidos dentro do padrão que é oferecido em Rio Branco Foto: Odair Leal/Sesacre

“A equipe veio ao município avaliar os pacientes e diagnosticar se eles, realmente, têm patologias ou doenças cirúrgicas. Feito o diagnóstico, nós os preparamos para que possam ser submetidos às cirurgias. A nossa proposta cirúrgica vai ser concluída daqui a alguns dias, para que eles possam ficar curados das suas doenças”, relatou.

Foram atendidas 112 pessoas que aguardavam na fila de espera para a realização das consultas. Foto: Odair Leal/Sesacre

Segundo o assessor do Complexo Regulador da Sesacre, Relben Ferreira, o objetivo da ação é promover celeridade aos processos. “Eles sairão daqui, praticamente, com a cirurgia pré-agendada. O mutirão de cirurgia, para esses pacientes, está previsto para ser realizado no último final de semana de março, no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia’, informou.

Relatos dos pacientes

“Estou com duas hérnias. Há três anos aguardo pela cirurgia, pensava que não ia dar mais tempo. Tenho um filho pequeno e sou eu quem cuido, então tinha medo de algo acontecer comigo. A doença me impediu até de trabalhar, vivo porque as pessoas me ajudam, mas agora acredito que está acabando e eu vou fazer minha cirurgia”, relatou o João Barroso de Azevedo, 62 anos, morador de Xapuri.

Seu João Barroso aguardava há três anos pelo procedimento. Foto: Odair Leal/Sesacre

Odete Batista Pereira reside na zona rural de Epitaciolândia, e desde maio de 2022 aguarda a retirada de um cisto no braço. “Eu me preocupei porque está crescendo, por isso procurei atendimento em Rio Branco, mas pedi para a médica me referenciar para Brasileia. A gente agradece essa ação aqui, mais perto da nossa casa”, falou.

Para Sergio Monteiro, a cirugia vai melhorar sua qualidade de vida. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para o comerciante de Assis Brasil, Sergio Monteiro de Lima, de 52 anos, a espera pela cirurgia está, finalmente, acabando. “A hérnia impossibilita a gente de fazer força, de trabalhar. A cirurgia vai me ajudar, pois minha esposa é cadeirante e essa doença me impede, muitas vezes, de ajudá-la”, contou.

Há nove anos o professor Alysson Rocha sofre com problemas na vesícula. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Há nove anos sofro com a vesícula. Muitas vezes fui para no hospital, tendo que enfrentar o ramal debaixo de chuva. Mas só fui procurar o SUS, para realizar a cirurgia, no ano passado. Meu sonho é voltar a me alimentar com dignidade, sem receios do que pode fazer mal. Fico grato aos governantes e à equipe da saúde por trazer esse atendimento para cá”, relatou o professor da rede municipal de Assis Brasil, Alisson Rocha.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+