InícioACREPF cumpre mandados no AC e em outros 6 estados contra grupo...

PF cumpre mandados no AC e em outros 6 estados contra grupo suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Tricoat II, que investiga uma suposta organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro e tráfico de drogas interestadual. Ao todo, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em sete estados: Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Pará e Piauí.

A investigação, que começou em janeiro de 2022, apontou um esquema de envio de drogas para estados, principalmente, da região nordeste por meio terrestre. A operação ainda investiga lavagem de dinheiro decorrente do crime.

Para lavar o dinheiro proveniente dos crimes, um núcleo – liderado por um empresário acreano – se utilizava de um mercado em Rio Branco, e simulava o funcionamento regular do estabelecimento para justificar os valores e bens obtidos com o lucro do tráfico de drogas.

Os investigados movimentaram mais de R$ 37 milhões em suas contas bancárias durante o período da investigação.

A justiça autorizou o bloqueio de contas, sequestro de imóveis, terrenos e itens de luxo.

Os suspeitos vão ser indiciados pelos crimes de integrar associação criminosa para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico interestadual de drogas. As penas podem chegar a 33 anos de prisão.

Operação Tricoat II

O nome da operação faz referência à técnica de pintura automotiva em três camadas, em que uma dessas camadas é perolada, normalmente da cor branca.

A cor branca e o aspecto perolado remetem à aparência da cocaína que era transportada pelo grupo, e o fato de ser uma pintura automotiva faz alusão ao principal meio de transporte utilizado pelo grupo para o tráfico, veículos automotores.

Por: G1 Acre

 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+