A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta segunda-feira (15) o atendimento presencial aos moradores que têm direito de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na Caixa Econômica após a enchente do Rio Acre e transbordamento de igarapés.
O atendimento é voltado para moradores com dificuldades de acesso ao aplicativo da Caixa ou com algum problema com a comprovação de endereço. As equipes da Defesa Civil Municipal estão atendendo das 8h às 14h, até o dia 16 de junho, na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Rio Branco.
A estimativa da Defesa Civil de Rio Branco após o mapeamento dos bairros e comunidades afetadas pela cheia e transbordamento de igarapés é que entre 10 mil a 15 mil pessoas têm direito ao saque do FGTS calamidade.
“O aplicativo da Caixa que permite o saque do FGTS calamidade já está liberado desde a semana passada. Todas as pessoas que têm esse aplicativo e que têm direito ao saque, podem acessar a plataforma e fazer o pedido de saque. Aqui no atendimento presencial que iniciamos nesta segunda-feira [15] é específico para o público que não consegue acessar por si só o aplicativo ou que tem algum problema com comprovação de endereço. Importante dizer que o atendimento é totalmente automático, através do aplicativo da Caixa”, informou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Como são mais de 65 bairros que foram atingidos pela enchente do Rio Acre e igarapés, além de mais de 20 comunidades rurais, a Defesa Civil estabeleceu um calendário de atendimento. A previsão é que sejam atendidos dois bairros por dia. Veja abaixo o calendário.
Calendário de atendimento presencial
Segunda-feira (15/05)
Adalberto Aragão
Areal
Terça-Feira (16/05)
Aeroporto Velho
Ayrton Senna
Quarta-feira (17/05)
Cadeia Velha
Baixada Da Cadeia Velha
Quinta-feira (18/05)
Baixada Da Habitasa
Base
Sexta-Feira (19/05)
Bahia Nova
Bahia Velha
Segunda-feira (22/05)
Bairro Da Paz
Boa União
Terça-feira (23/05)
Cidade Nova
Comara
Habitasa
Quarta-feira (24/05)
Mocinha Magalhães
Morada Do Sol
Quinta-feira (25/05)
Recanto Dos Buritis
Santa Inês
Sexta-feira (26/05)
Seis de Agosto
Triângulo Novo
De acordo com a Caixa, para ter acesso ao saque, é preciso disponibilizar os seguintes documentos, pessoalmente ou através do aplicativo:
Comprovante de endereço
Documento de identificação (RG, carteira de habilitação, passaporte)
O período de saque vai até 23 de junho.
“O valor é de até R $6.220, claro que compatível com o saldo disponível na conta de FGTS. Um outro ponto importante é que quem fez jus a esse tipo de saque, em um período menor do que doze meses, não tem direito a fazer um novo saque pela mesma justificativa”, explica Tiago Assis, superintendente da Caixa no Acre.
Por: G1 Acre