A capital acreana está ganhando cara nova com as obras de revitalização da Prefeitura de Rio Branco. A prioridade são os bairros e as ruas que foram atingidas pela cheia do rio Acre.
A Rua México, na Baixada da Habitasa, foi atingida pela cheia do rio Acre no mês de março deixando vários transtornos.
A prefeitura está revitalizando a rua, por meio do Programa Recupera Rio Branco. Os serviços já estão bem adiantados e as empresas trabalham em ritmo acelerado. O alinhamento do meio fio e a cobertura da rua estão sendo totalmente renovados com tijolo maciço.
A autônoma, Rosa Médico, mostrou a marca na casa dela que indica até aonde a água chegou. Ela disse que não deu tempo de tirar todos os pertences e que muitas pessoas perderam tudo.
“A minha vizinha aí da frente perdeu quase tudo, pois não deu tempo de tirar nada. Depois a rua ficou toda destruída, mas agora a prefeitura está arrumando tudo e está ficando ótimo. Tudo que faz a serviço da população é bom!”
A equipe conversou com a dona de casa Maria da Conceição, que mora na rua México há 32 anos. Ela explicou que a casa dela é alta, exatamente porque toda vez que o rio transborda chega em sua rua.
“Tá muito bem feito. Pela primeira vez está sendo feito um serviço aqui para ficar na história.”
A rua Cearence, no bairro Seis de Agosto é uma das primeiras a serem atingidas quando o rio enche. Dessa vez os transtornos foram muitos durante esse período de calamidade. Com o “Recupera Rio Branco” os serviços já estão bastante adiantados. A empresa já está passando o asfalto.
O autônomo Rafael Alves é cadeirante e mora na rua há 32 anos. Ele melhor do que ninguém sabe o quanto foi difícil no período da cheia do rio e dos transtornos que era se deslocar pela rua deteriorada logo após as águas.
“Eram muitos buracos, lama, não tinha nem asfalto, empossava água na beirada, mas agora está ficando legal. A locomoção agora está melhor, mais acessível.”
Por: Ascom