InícioBRASILTemperaturas no Brasil estão até 5º C acima da média nessa época...

Temperaturas no Brasil estão até 5º C acima da média nessa época do ano, diz meteorologista

As temperaturas estão de 4° a 5 °C acima da média para esse período no Brasil, afirmou Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária, em entrevista à CNN.

Segundo o especialista, as regiões mais atingidas pelas altas temperaturas nesse veranico — fenômeno meteorológico que diz respeito a um período de estiagem, calor intenso e baixa umidade registrado no meio do inverno.

“A temperatura está em média de 4 a 5 °C acima do normal para essa época ano, puxando mais para o interior e o centro de São Paulo, onde essas temperaturas estão sendo bem sentidas”, afirmou Mamedes.

O meteorologista prevê que temperaturas-recorde sejam registradas e termômetros em torno dos 40 °C nas seguintes regiões do país:

  • Mato Grosso do Sul, principalmente no Pantanal;
  • áreas isoladas do Mato Grosso;
  • noroeste de Goiás;
  • sudeste do Amazonas;
  • sudoeste do Pará.

Mamedes explica que isso ocorre em função de uma massa de ar seco, que predomina na região central do Brasil, intensificada pelo fenômeno El Niño.

Nesta semana, os termômetros devem chegar aos 32 °C na capital paulista e a umidade do ar deve despencar em todo o país, chegando a 15% em algumas áreas.

“Com isso, também devem aumentar os focos de queimada em grande parte do país e acredito também que a qualidade do ar em diversos centros deve ficar bem prejudicada”, disse.

 

Por: CNN Brasil

+ LIDAS

Proclamação da República.

+