InícioSem categoriaApós 8 anos, museu em Cruzeiro do Sul segue fechado, deteriorado e...

Após 8 anos, museu em Cruzeiro do Sul segue fechado, deteriorado e tem reforma interrompida

Após oito anos sem abrir as portas, o Museu e Memorial José Augusto, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, teve as obras iniciadas ainda em 2021 interrompidas. De acordo com a Fundação Elias Mansour (FEM), o controle de qualidade não aprovou o serviço prestado pela empresa que fazia a reforma.

“A reforma anterior parou, estamos em fase final de elaboração de projetos e orçamento. Foi parada pelo controle de qualidade que não atingiu o esperado, dentro da prestação de serviço da empresa”, explica Italo Facundes, chefe do patrimônio histórico do estado.

Fechado desde 2015, o museu teve a reforma iniciada em 2021 com recursos do Banco Mundial. Orçada em R$ 436 mil, a obra prevê a troca da cobertura, do piso, e melhorias em impermeabilizações e funcionalidade dos dois ambientes. A reforma estava prevista para ser concluída em novembro daquele ano.

Ainda conforme Facundes, uma nova licitação será aberta, mas o espaço segue sem previsão de reabertura.

“A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) não vai mais tocar a obra e será feita uma nova licitação”, resume Italo Facundes”, acrescenta.

 

Por: G1 Acre

+ LIDAS

Proclamação da República.

+