InícioACREMPAC realiza edição especial do “MP na Comunidade” destinado a mulheres do...

MPAC realiza edição especial do “MP na Comunidade” destinado a mulheres do Rio Liberdade

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em parceria com a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac), promoveu nos dias 20 e 21 de outubro uma edição especial do projeto “MP na Comunidade: cidadania para mulheres”. O evento teve como público-alvo mulheres residentes na área rural, da Unidade de Gestão Ambiental Integrada (UGAI) do Rio Liberdade, localizada em Cruzeiro do Sul.

Durante os dois dias de atividades, as participantes tiveram acesso aos serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Ouvidoria e pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Napaz), órgãos auxiliares do MPAC. Foram mais de 75 atendimentos, entre oficinas, orientações jurídicas e rodas de conversa.

Também foram realizadas oficinas abrangendo temas como educação ambiental, saúde da mulher, empreendedorismo feminino, associativismo, cooperativismo e prevenção da violência doméstica. O evento incluiu, igualmente, serviços de beleza, como cabeleireiro e maquiagem, bem como distribuição de kits de bem-estar.

O promotor de Justiça Substituto André Pinho, que atua na Promotoria de Justiça Cível de Cruzeiro do Sul, enfatizou a importância da colaboração entre as instituições e destacou a relevância da escolha do tema para a comunidade do Rio Liberdade.

“A atuação do Ministério Público em parceria com diversas instituições é sempre muito bem-vinda. Isso fortalece os laços institucionais e contribui ainda mais para o serviço prestado à população. Esta edição focada nas mulheres é fundamental para construir uma base sólida em direção à igualdade de gênero, algo muito almejado por todos e garantido pela Constituição”, disse.

Ampac leva oficinas com foco no empreendedorismo feminino

A ideia de realização da atividade voltada para as mulheres da área rural de Cruzeiro do Sul partiu da Ampac, considerando a existência de um convênio celebrado entre a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e o Sebrae Nacional.

A presidente da Ampac, procuradora de Justiça Meri Cristina Amaral, ressaltou que o objetivo principal do projeto era capacitar as mulheres da comunidade para desenvolver o empreendedorismo com ênfase na preservação ambiental, especialmente aquelas que têm uma interface com atividades rurais, e que necessitam de algum tipo de oportunidade de renda extra.

“Pensamos em um projeto voltado para mulheres e que englobasse a questão da igualdade de gênero, a igualdade de condições na sociedade e também a temática ambiental, porque um dos objetivos é que essas mulheres empreendedoras tenham uma maior consciência, inclusive na área ambiental. Nossa expectativa é semear sonhos para colhermos em breve, através de projetos realizados”, disse a presidente da Ampac.

O evento contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Jean Oliveira
Por Agência de Notícias do MPAC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+