A cultura do município de Cruzeiro do Sul conseguiu ser destaque não apenas no Estado do Acre, mas no Brasil, graças ao rápido avanço obtido junto às políticas públicas de cultura.
As políticas de cultura de Cruzeiro do Sul têm se desenvolvido em dois eixos principais. O primeiro deles é conhecer e ouvir os fazedores de culturas em todos os segmentos, áreas urbana, rural e indígena. O segundo tem sido de capacitar estes mesmos segmentos na elaboração e projetos para acessar as fontes de financiamento.
Nesta 5° Conferência, os debates têm por objetivo ouvir estes fazedores de cultura para levar as propostas para as etapas estadual e nacional da conferência.
O Prefeito Zequinha Lima esteve presente.

“Este é um momento importante. A cultura sempre foi referência estadual e nacional por tudo o que conseguimos avançar nesta área de cultura em Cruzeiro do Sul. Nosso secretário de Cultura Aldemir Maciel é uma pessoa que inclusive é requisitada para dar palestras e contar como conseguimos avançar tanto em tão pouco tempo. Hoje temos uma cultura consolidada, e é importante participarmos para poder conferir o que pode ser melhorado. Os fazedores de cultura veem para contribuir e colaborar. Temos feitos investimentos da ordem de 500 mil, 700 mil, Paulo Gustavo; talvez faltem projetos, mas recurso não falta. O governo federal tem nos ajudado muito, e temos também temos a lei municipal de cultura.”
Anailton Salgado, presidente do Conselho Municipal de Cultura, falou sobre os avanços e desafios da cultura de Cruzeiro do Sul.

Egino Costa, professor e artista, reconheceu trabalho que vem sendo feito pelo município na área de cultura.

Aldemir Maciel, secretário municipal de cultura explica o funcionamento da conferência como preparatória para a construção do Plano Nacional de Cultura.
