O nível do rio Acre está em oscilação desde a última semana, segundo as medições feitas pela Defesa Civil da capital. Na manhã desta segunda-feira (29), o manancial marcou 7,58 metros. Somente nesse fim de semana a metragem mudou: na semana passada estava em 8,5m.
O coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, explica que, em 2024, o nível tende a aumentar, da mesma forma que ocorreu em 2021. A cota de atenção, que é 10 metros, foi ultrapassada no início de janeiro.
“Em 2021, no início no mês de janeiro o rio aumentou bastante, o que aconteceu agora também, depois ele retraiu e ficou o restante do mês tranquilo digamos assim, mas quando foi dia 10 de fevereiro ele transbordou”, relembra.
Falcão não descartou a possibilidade de inundação nesse ano, e o órgão segue observando os níveis do rio. Ele cita a enxurrada que ocorreu no dia 06 de fevereiro de 2021, e teme que o cenário se repita.
“Não é o fato de que o rio está com um pouco mais de 7,5 metros agora quase final de janeiro, que ele vai permanecer assim nos meses de fevereiro e março, que são os dois meses mais críticos e de maior incidência de inundação”, afirma.
Subida repentina no início de janeiro
O nível do Rio Acre subiu quase três metros entre a manhã do dia 6 de janeiro e domingo (7) em Rio Branco. O manancial saiu de 6,98 metros para 9,80 metros em 24 horas. A previsão da Defesa Civil de Rio Branco era de que o manancial chegasse aos 10 metros no final da tarde de domingo, o que foi confirmado pela medição das 17h.
No dia seguinte, o rio ultrapassou a cota de atenção, que é de 10 metros, e chegou a 11,42 metros às 9h.
Na semana seguinte, após ultrapassar a cota de atenção e ficar próximo de 12 metros, o nível do Rio Acre teve uma redução de 39%. Na manhã do dia 15 de janeiro, o rio marcou 6,80 metros, segundo o monitoramento da Defesa Civil de Rio Branco. Na segunda anterior, o rio havia chegado a 11,22 metros.
Por: G1 Acre