O Atlético-MG decidiu, na manhã desta quarta-feira (20), demitir Luiz Felipe Scolari. Ele estava no comando do Galo desde junho de 2023, quando substituiu Eduardo Coudet. O treinador gaúcho tinha contrato até o fim de 2024.
Haverá uma reunião na manhã desta quarta para comunicar o técnico da decisão. O presidente Sérgio Coelho estará na Cidade do Galo para ter uma conversa com Scolari.
Na noite desta terça- (19), membros do Comitê do Futebol do Atlético-MG se reuniram para debater a possível saída do treinador. O mau desempenho da equipe, além do relacionamento conturbado entre torcida e profissional, pesaram contra.
No comando da equipe atleticana, Felipão disputou 41 jogos, com 19 vitórias, dez empates e 12 derrotas. Em 2024, foram cinco triunfos, dois empates e três derrotas em dez jogos.
A última partida pelo Atlético-MG foi no domingo (17). Na ocasião, os mineiros foram derrotados pelo América-MG por 2 a 1, no Independência, em Belo Horizonte, pela volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Mesmo com o revés, o Galo avançou à final, já que havia vencido o jogo de ida por 2 a 0.
A decisão do Estadual será disputada contra o arquirrival Cruzeiro. O jogo de ida, na Arena MRV, será em 30 de março, enquanto a volta está marcada para 7 de abril, no Mineirão. A segunda partida terá mando do Cruzeiro.
Atlético-MG em 2024
Além do Mineiro, o Atlético-MG terá pela frente em 2024 a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2023, com Felipão, o Galo foi o terceiro colocado do Brasileirão.
A estreia na Libertadores, principal objetivo do clube neste ano, será contra o Caracas, da Venezuela. O jogo está marcado para 4 de abril, às 19h (de Brasília), no Estádio Olímpico UCV, em Caracas.
Já o primeiro compromisso pelo Brasileirão será contra o Corinthians, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo será disputado em 13, 14 ou 15 de abril.
Felipão
Antes de chegar ao Galo, Felipão estava no Athletico-PR como diretor técnico desde o fim de 2022. Ele foi o treinador do Furacão entre maio e novembro daquele ano, quando decidiu se aposentar da função até aquele momento.
Aos 75 anos, Felipão tem uma extensa carreira como treinador. Ela foi iniciada em 1982, e o técnico já comandou: CSA, Juventude, Brasil de Pelotas, Al-Shabab-SAU, Pelotas, Grêmio, Goiás, Qadsa-KUQ, Kuwait, Coritiba, Al-Ahli Jeddah-SAU, Atlético-GO, Criciúma, Júbilo Iwata-JAP, Palmeiras, Cruzeiro, Brasil, Portugal, Chelsea, Bunyodkor-UZB, Guangzhou-CHN e Athletico-PR.
Felipão marcou época com a Seleção Brasileira, ao ser campeão da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Entre outros títulos expressivos da carreira, estão duas Copas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, uma Copa das Confederações e uma Champions League da Ásia.
Por: CNN Brasil