InícioACRECom pouco mais de 1,5 mil médicos ativos, Acre é um do...

Com pouco mais de 1,5 mil médicos ativos, Acre é um do estados com menos profissionais no país

O Acre voltou a ficar na lista dos estados com menos médicos ativos do país. O estado acreano tem 1,82 médico por mil habitantes, ou seja, são 1.542 profissionais para uma população de 830.018 moradores.

Além do Acre, aparecem na lista os seguintes estados:

  • Amapá: 1.133
  • Roraima: 1.225
  • Acre: 1.542
  • Tocantins: 4.265
  • Rondônia: 4.449

Apenas o Amazonas não está incluindo no ranking. Os dados integram a pesquisa batizada de “Demografia Médica” e consideram dados verificados até janeiro de 2024.

O Brasil tem 575.930 médicos ativos, uma proporção de 2,81 por mil habitantes, a maior já registrada no país, de acordo com levantamento divulgado na segunda-feira (8) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Leuda Dávalos, destacou que houve um aumento significativo no número de médicos ativos no estado, contudo, há uma concentração desses profissionais em Rio Branco. Apenas 24,5% estão no interior.

“No interior, onde a carência é bem mais evidente, é preciso focar não apenas em aumentar quantitativamente o número de médicos, mas também em garantir uma distribuição equitativa para garantir acesso igualitário aos serviços de saúde em todo o estado”, destacou.

Outra grande preocupação ressaltada pela presidente é a migração dos profissionais do estado para outras cidades das unidades federativas. Em 2022, um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostrou que quase 63% profissionais do Acre optam por trabalhar em unidades de saúde de outras regiões do país após a graduação.

Um dos principais motivos para essa mudança, segundo o conselho, seria a falta de estímulos para garantir a permanência desses profissionais nos hospitais do estado acreano. “Essa realidade destaca a urgência de medidas para atrair e reter profissionais de saúde em nosso território, especialmente em áreas remotas e municípios do interior”, concluiu.

Por: G1 Acre

+ LIDAS

Proclamação da República.

+