InícioCRUZEIRO DO SULDiocese de Cruzeiro do Sul assume gestão de escolas estaduais em parceria...

Diocese de Cruzeiro do Sul assume gestão de escolas estaduais em parceria com Governo

Na manhã desta segunda-feira, 8, a diocese de Cruzeiro do Sul anunciou uma nova parceria com o Governo do Estado do Acre. A proposta apresentada pelo Governo em janeiro de 2024 foi aceita pela diocese, que assumirá a administração de cinco escolas estaduais que sempre funcionaram em regime de convênio entre as duas entidades. Essas escolas são a Divina Providência, a escola Padre Damião e a escola São José, em Cruzeiro do Sul, o Colégio São Francisco em Mâncio Lima e o Instituto São José em Tarauacá.

A proposta tem como base o compromisso de manter as escolas públicas e gratuitas, enquanto o Governo do Estado irá repassar um valor financeiro à Diocese, conforme o número de alunos matriculados. Esse repasse será estabelecido pelo Plano de Trabalho Anual (PTA), apresentado pela Diocese e aprovado pelo Governo Estadual.

A responsabilidade pela administração das escolas, incluindo a contratação de funcionários e professores, bem como os gastos administrativos previstos no PTA, ficará a cargo da Diocese. A contratação seguirá a legislação vigente (CLT), e a Diocese será também responsável pelo Projeto Político-Pedagógico, pelo Regimento Interno e pelo acompanhamento educacional dos alunos.

Francisco Gomes, diretor de gabinete do Governador em Cruzeiro do Sul, destaca que o processo é um resgate desafiador, visando fortalecer a gestão das escolas com o suporte governamental, o que garantirá uma ação mais efetiva do ponto de vista pedagógico. “A proposta é exatamente a gestão. Que a gestão passe a ser de fato da escola, com o suporte governamental, uma vez que isso garante também uma ação mais efetiva do ponto de vista pedagógico”, disse.

Rosa Mônica, diretora da Escola São José, ressalta que a estrutura pedagógica será modificada, e apesar de haver expectativa, ainda há muito a ser desdobrado para definir o cenário. No entanto, ela destaca sua avaliação muito positiva tanto para a equipe quanto para os alunos, destacando a importância de iniciar e terminar o ano letivo sem transições de professores, o que contribui para a estabilidade emocional dos estudantes e da equipe. “Só o fato de ter a noção de que vamos iniciar o ano letivo naquela data e terminar naquela data já é maravilhoso, sem ter que estar passando por transição de professores dentro da escola. Pois essa troca de professores adoece o sistema, só nós sabemos o que passamos no ano passado pela troca de professores. Emocionalmente para as crianças isso não é bom e para nós enquanto equipe também não é bom”, disse.

O bispo Dom Flávio ressalta que essa parceria trará um acompanhamento mais próximo aos alunos e a possibilidade de ter um quadro de professores definido desde o início do ano letivo, o que evitará situações de falta de profissionais ao longo do ano. Os profissionais serão contratados mediante editais a partir de setembro, representando uma oportunidade de emprego. O bispo pontua que, por enquanto, não é necessário apresentar currículo.

 

Por: Jurua Online

+ LIDAS

Proclamação da República.

+