InícioACREMPAC e Polícia Militar realizam operação contra ameaça a Desembargador

MPAC e Polícia Militar realizam operação contra ameaça a Desembargador

Nesta quarta-feira, 17 de abril, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Promotoria Criminal de Feijó, em colaboração com a Polícia Militar do Acre (PMAC), deflagrou a “Operação Algar”. Esta ação visou o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra dois indivíduos investigados no município de Feijó.

A operação é parte de um procedimento de investigação criminal iniciado pelo MPAC para apurar a prática do crime de ameaça contra um desembargador do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Durante as buscas, foram confiscadas duas armas de fogo, além de celulares e mídias.

Segundo informações dos autos, a ameaça ocorreu em decorrência da atuação judicial do desembargador no julgamento que resultou na inelegibilidade de um ex-prefeito do município.

Com o intuito de aprofundar as investigações, especialmente na identificação de possíveis coautores da ameaça, o MPAC solicitou o afastamento da garantia à inviolabilidade da intimidade e do domicílio. Tal solicitação resultou na expedição do mandado de busca e apreensão, com autorização para acessar dispositivos eletrônicos móveis, bem como na suspensão da posse e porte de arma dos investigados. Estes são apontados como o autor direto e mandante da ameaça, e seu irmão, indicado como possível executor.

A Operação Algar recebeu seu nome em alusão ao sinônimo da palavra “cova”, já que no contexto da ameaça, foi mencionado que o desembargador seria levado “para o buraco”.

A ação conjunta entre o MPAC e a Polícia Militar demonstra o compromisso das autoridades com a segurança e a integridade do sistema judicial do estado do Acre.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+