InícioACRETRE-AC descarta mais de 1,7 mil urnas eletrônicas antigas

TRE-AC descarta mais de 1,7 mil urnas eletrônicas antigas

Mais de 1,7 mil urnas antigas foram enviadas para o descarte ecológico pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Os dispositivos são modelos de 2009 e já não eram utilizados

Mais de 1,7 mil urnas antigas foram enviadas para o descarte ecológico pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Os dispositivos são modelos de 2009 e já não eram utilizados desde as Eleições de 2022.

Urnas, baterias e materiais correlatos foram recolhidos por uma empresa especializada em recuperação e metais. Segundo o TRE-AC, o material deve ser desmontado e separado para reciclagem, incluindo as partes de ‘metal, plástico, placas, restos de bobinas, cabos e extensões, embalagem de papelão, borrachas, dentre outros’.

O peso total do material descartado chega a 12 mil quilos, conforme o TRE-AC. Ainda segundo o tribunal, após a votação de 2022, os equipamentos ficaram guardados nos cartórios e foram recolhidos gradativamente para reciclagem.

“As urnas são projetadas com vida útil de aproximadamente dez anos e, depois do período, são substituídas por equipamentos mais modernos, a exemplo das máquinas nas versões 2020 e 2022 produzidas nos últimos anos”, comunicou o TRE-AC.

Nas eleições deste ano devem ser ser utilizadas 1.168 urnas do modelo de 2020 e 1,7 mil do modelo 2022, totalizando, assim, 2.868 equipamentos.

Por G1

+ LIDAS

Proclamação da República.

+